quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

TDT no negativo

Esta semana a revista Visão trazia um artigo sobre o Funcionário público - retrato robô. Uma estatística acerca dos funcionários públicos do nosso país - grande maioria licenciados, mais mulheres que homens, com idades mais frequentes nos 45-54 anos, a ganhar em média 1589 euros/mês. Até aqui nada de novo. Seguidamente os meus olhinhos bateram nos rankings de ordenados; no top 5 das profissões mais bem pagas temos no topo os Diplomatas que auferem qualquer coisa como 8118.2 euros /mês (e ainda devem ter ajudas de custo, dont forget!). Mas o top 5 das menos bem pagas é que me deixou bem triste. É verdade, em -4 lá estávamos nós, os Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica (TDT), a 4a profissão menos bem paga do estado, que (teoricamente) segundo a Visão aufere cerca de 1470.8euros por mês.

Euros à parte, só o facto de estarmos no 4º negativo deixou-me um pouco revoltada. Já não basta a maioria das pessoas não (re)conhecer o trabalho de um TDT, e sermos sempre os enfermeiros, médicos, meninos e meninas, já não basta o governo não nos ouvir e fazer-nos promessas falsas de uma futura Ordem (aos anos!), agora isto, o nosso ordenado -4 escarrapachado na Visão, após queimarmos as pestanas a fazer uma licenciatura, trabalharmos cerca de 40h semanais e ainda enchermos os bolsos dos hospitais com as taxas moderadoras dos exames que fazemos.

Penso que nós, os TDT temos de ser mais unidos pela luta dos nossos direitos - um ordenado de licenciado que é o que nós somos, o reconhecimento da nossa profissão. Porque se assim não fôr vamos continuar  sempre no Top MENOS.......

Desculpem a foto, mas o meu Nokia não dá pra mais.....

Top 5+
Diplomata - 8112.2
Magistrado - 4348.2
Dirigente superior - 4127.7
Conservador e notários - 3922.9
Médico - 3803.1

Top 5-
Assistente operacional/operário/auxiliar - 747.9
Assistente técnico/administrativo - 1069.3
Polícia Municipal - 1393.8
Técnico de Diagnóstico e Terapêutica - 1470.8
Forças Armadas - 1482.3

Somos os licenciados menos bem pagos do estado. Que tristeza....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua teoria! ;)