quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

As aulas de preparação para o parto

Desde as 28 semanas que ando nas aulas de preparação para o parto. Muito se fala do nosso SNS, mas a verdade é que este ainda vai funcionando bem, principalmente no que diz respeito ao acompanhamento à grávida. As aulas são no meu Centro de Saúde de referência e não podia estar mais satisfeita; para além de conviver com outras grávidas, partilhar experiências, dúvidas e receios, já aprendi resmas de coisas úteis para o meu futuro como mamã. Ah pois, desengane-se quem pensa que as aulas de preparação para o parto são só exercícios de respiração e nada mais; nas minhas aulas, há espaço também para sessões teóricas, muito úteis MESMO.

Os temas abordados foram o banho do bebé, com tudo o que precisamos de ter em casa e como dar banho, a mala para a maternidade, com dicas de onde comprar, quais os produtos e sítios mais em conta, depressão pós parto, amamentação e o parto (com imagens bem elucidativas, mas adiante). Para quem é mamã de primeira viagem como eu, estes conselhos são muito importantes, já que, por exemplo, nunca na vida dei banho a um bebé. E confesso que me assusta um pouco! Aquele ser tão pequenino e frágil, água, escorregamento, choro, apenas 2 braços....pâ-ni-co!!!! Depois da aula fiquei bem mais descansada e com a noção do que tenho e como devo fazer.

Depois temos a chamada "parte prática" onde praticamos os exercícios chamados de básculas, exercícios de respiração e relaxamento usados para o bebé se posicionar para um parto normal, para controlar as contracções e relaxar no trabalho de parto. Esta parte é sempre abordada, como sabemos quando estamos em trabalho de parto, o que fazer, quando ir ao hospital, com que rapidez....confesso que de ouvir tantas vezes a mesma coisa já sei de cor e salteado! E acho mesmo que me vai ajudar a relaxar no grande dia.

Hoje comecei a treinar o chamado "período expulsivo". Sim, aquela parte em que estamos todas a transpirar e a fazer força como se não houvesse amanhã! Basicamente é treinar a respiração e como fazer força.

Acho que tudo isto me vai ajudar no dia do parto e posteriormente, quando a "criaturinha" estiver cá fora. Já para não falar do apoio extraordinário e confiança que a enfermeira nos transmite.....com o desmistificar também de alguns assuntos, como a amamentação..... e o contacto com as outras futuras mamãs, que é muito bom! Tenho uma "colega" que vai a caminho do 5º filho, imaginem! :)


Ah, já fomos também em bando visitar o Hospital! Apesar de trabalhar lá, não conhecia o serviço....foi bom porque assim o lugar já não parece tão assustador no dia do parto, eheh

E por aí, alguma graviduxa frequentou as aulas de preparação para o parto? que tal?

Ósculinhos graviduxa-preparada!

2 comentários:

  1. Olá Ana, eu também frequentei as aulas e gostei muito. Realmente dão-nos uma confiança e tranquilidade.as enfermeiras foram excelentes. Mas no dia d, quando as contrações apertam não há respiração que funcione. O que vale é que com a epidural nada se sente. Boa sorte para o grande dia, vai correr tudo bem.

    ResponderExcluir
  2. Tenho de falar disso à minha irmã!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua teoria! ;)