segunda-feira, 16 de março de 2015

Cinta após o parto: usar ou não, eis a questão

Quando ainda estava grávida, acho que ouvi 300mil vezes a minha mãe dizer "já compraste a cinta para depois do parto??? eu usei uma da tua tia, que vestia o 34! Espremia-me toda para entrar nela, mas é assim que tem de ser!! COMPRA!". Bem, obviamente que comprei a bendita cinta, aliás até comprei duas: uma de enfaixar, apropriada e aconselhada para usar no Hospital, já que não é preciso tirá-la para ir à casa de banho, e outra de vestir, para usar depois de tirar os pontos. Isto foi também dito nas aulas de preparação para o parto, e a cinta de enfaixar foi desaconselhada para usar depois, já que costuma magoar quando nos sentamos (tem umas partes mais rígidas de lado).

Lá levei eu a cinta para o Hospital e, efectivamente, usei-a. Usei lá e, mais tarde, usei e ainda uso a de vestir. No entanto, parece que sou das poucas! A maioria das mães com quem falei, disseram-me que não usaram a cinta depois da gravidez. Por desconforto, falta de tempo ou mesmo por preguiça. Sim porque isto de ter um recém nascido em casa exige muito de nós, e 10 min a mais na casa de banho é tempo precioso que se gasta! (no início era o que demorava para despir e vestir a cinta, true). Depois, no Hospital, as enfermeiras disseram-me que o uso da cinta é contraditório: se por um lado alguns estudos alegam que ajuda a adelgaçar a forma mais rapidamente, por outro dizem que causa obstipação. E sim amigos, eu fiquei bastante obstipada após parir a minha cria, e houve dias em que só usei a cinta 2 ou 3horas. Mas nunca deixei de a vestir.....talvez pela conversa da minha mãe, ou pelo pensamento "se ficar com barriga não é por não ter usado a cinta carai!", ou mesmo porque lá me habituei a vesti-la.

de enfaixar

de vestir
A verdade é que a minha barriga está quase quase a voltar ao sítio. Claro que não está durinha como era, mas o volume desapareceu quase todo. estou só à espera de sinal verde para atacar os abdominais...entretanto a cinta continua a fazer parte do outfit diário!

E vocês, usaram cinta após o parto ou nem por isso? As futuras mamãs, pensam usar? Contem-me tudo :)

Ósculinhos cinta-addicted!

Um comentário:

  1. Não usei, desaconselham porque aumenta a pressão sobre o pavimento pélvico, o que pode trazer complicações como incontinência. Não senti necessidade nenhuma, e a barriga foi bem ao sitio. Até que comecei a comer porcarias e aumentou :) ficou mais molinha, mas sinceramente duvido que a cinta tivesse feito diferenca..

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua teoria! ;)