domingo, 21 de abril de 2013

A burla OLX

Esta semana (quase) fui vítima de burla. Tenho um pc à venda no OLX e no passado fim-de-semana recebi um contacto. Que queria o computador para oferecer à filha, que era muito urgente, se podia enviar pelo correio que ela fazia uma transferência bancária antes. Claro que eu fiquei super contente, afinal nem pediu para baixar o preço nem nada e ainda ía pagar adiantado, que maravilha! A mulher (ou homem, seria?) enviou-me a morada e eu o meu NIB. E segunda recebi logo pela manhã o recibo de pagamento no meu email. Mas não era um recibo daqueles de MB não. Parecia de um pagamento da internet. Mas achei o recibo.....estranho. Afinal qualquer pessoa podia fazer aquilo, era só pôr os dados e o símbolo do banco e voilá. Mostrei ao King e ele achou o mesmo. E sabem o ditado "quando a esmola é demais o pobre desconfia"?? Pois.

Decidi esperar umas horas a ver se o dinheiro me caía na conta. E nessas horas recebi vários emails da pessoa a perguntar se já tinha mandado e bláblá e a especificar várias vezes o serviço de correio que devia usar (não sei ainda qual a especificidade do mesmo mas vou investigar). Ainda mais desconfiada fiquei. Estava assim como "o tolo no meio da ponte", aquilo não me soava bem mas também não queria prejudicar a compradora, caso o pagamento fosse verdadeiro. Até que me lembrei de ligar a um amigo que trabalha num banco. Enviei-lhe o recibo por email ao que ele me diz que....é falso quase de certeza. Já viram!!! Ia ficar sem dinheiro e sem computador, aliás, ainda ía pagar para lho oferecer por causa dos portes.

Á noite tinha a caixa cheia de emails. Respondi a dizer que ia esperar que o dinheiro aparecesse na conta. E até hoje nada. Nenhum contacto, nenhum dinheiro. Era esquema obviamente.

Agora reparem, estes malandros podem armar estas diariamente e com várias pessoas. Se em 10, 2 forem mais ingénuas....vejam lá os computadores que não arrecadam! Vergonhoso....

Posto isto fiquei muito bem sem saber o que fazer. Ir à polícia?? Sim, mas no fundo não me roubaram nada. Além disso o nome que me deram pode muito bem ser de alguém que nada tem a ver com o assunto. Mesmo assim acho que devia reportar isto, pois outras pessoas podem ser vítimas de engano como eu!!! Comecei por escrever este post....partilhem, divulguem.....é preciso muito cuidado com os negócios da internet! Para quem compra e para quem vende......



207 comentários:

  1. Eu tenho um medo desgraçado de ser burlada assim. :p

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Por acaso a senhora que tentar burlar não se chama susanmmcgregor?
      Eu fui contactada por esta senhora, que insiste para eu fazer registo paypal com o objetivo de finalizar comigo uma compra, desconfiei e vim cá fazer uma pesquisa e deparo com o mail dela numa das queixas.

      Excluir
    2. Essa senhora tentou burlar-me a mim também. Ainda ficou toda chateada quando disse que não ia pagar os transportes sem ter o dinheiro na conta.....

      Excluir
    3. Ela ou ele agora chama-se susanstone, acabou de mandar sms com o mail abolas23@gmail.com

      Excluir
    4. olá..
      curisoso este fim de semana coloquei uns objetos á venda no olx e o email abolas23@gmail.com esta farto de enviar sms e emails em ingles.
      achei estranho.. mas agora já sei.

      Excluir
    5. Boa noite:
      Tambem ja padeci do mesmo problema ontem. Recebi ontem um sms estranho e com o endereço abolas23@gmail.com para eu enviar email. Respondi e nada disso. Escreve tambem em inglês.

      Excluir
    6. Reporto aqui mais uma tentativa deste tipo de burla, que me aconteceu recentemente:

      Estou a vender alguns móveis e coloquei anúncio em vários sites (olx, custo justo, grande mercado). Recebi um sms em inglês, a perguntar se os móveis ainda estavam disponíveis e a pedir para responder para um endereço de email. Respondi que sim, e recebo esta resposta:

      «Thanks for your response, I am really interested in the immediate purchase , what's your Best Price for it and if you have more, what is the price you want for everything ,so that we can make a fast business.»

      Depois de fazer o preço, recebo nova resposta:

      «Thanks for your response. I'm satisfied with the condition and Agree with the price,I need to let you know that my shipping agent will be coming for the pick up as soon as the payment has been complete and approved by PayPal and the shipping agent will be the ones to help me handle all other necessary details to complete the deal when they get to your home address for the pick up. .so i'll be buying the merchandise without seeing it, i'll arrange the pick-up of the merchandise with a Private Courier Service as soon as you get your payment and if you don't have an account with paypal, its pretty easy, safe and secured to open one. Just log on to www.paypal.com, I need you to provide the following details so that i can proceed with the Payment...

      Your PayPal e-Mail Address :

      Your Full Name:

      Your Mobile Number :

      Pick Address

      Soon as i make the payment and you get the funds, the Courier Service will come for the pick up at your home at your convenient time.»



      Desconfiei imediatamente. Após algumas pesquisas e telefonemas, percebi qual seria a tentativa de fraude.


      O contacto é este:

      Tânia Conde

      rifatbin2@gmail.com

      Excluir
    7. Exactamente a mesma pessoa e os mesmos e-mails. Aconteceu-me ontem, dia 9 de Setembro de 2014. Quando lhe respondi que só tratava das coisas localmente e o pagamento tinha de ser em dinheiro, nunca mais me respondeu. Hoje, novo esquema de um tal Chris David:
      e-mail: chris.david43@gmail.com
      nr. telefone: +14016224069

      Excluir
    8. Boa tarde,

      Agradeço imenso a quem foi publicando estas informações: quase que caía na esparrela, mas realmente parecia demasiada fartura. Tratava-se exactamente desse nome, "Tânia Conde", e desse endereço electrónico, "rifatbin@gmail.com", através do qual recebi emails em inglês com o contéudo idêntico ao acima transcrito.

      Que formas há para reportar este tipo de situações?

      Cumprimentos

      Excluir
    9. engraçado que está a acontecer-me quase o mesmo. tenho 4 anúncios para venda no OLX e recebo uma MSN em português mas um bocado confuso a dizer que quer comprar urgente o meu imóvel mas para responder para rifatbin2@gmail.com. bem como tinha 4 anúncios não entendi bem qual deles pretendia e perguntei qual é que estaria a falar. respondeu-me que todos para ver qual o preço que queria por tudo. dei o preço final de tudo mas disse que só vendia nas seguintes condições: entrega em mão na zona e pagamento em dinheiro. aposto que não me vai mais responder. enfim!!!!!

      Excluir
    10. Boa Tarde.

      Acabei de receber também uma série de emails como referido.
      de:
      Tania Conde
      "
      Olá,
      Obrigado por seu response.I'm satisfeitos com a condição e concordar com o preço, eu preciso que você saiba que o meu agente de transporte estarão vindo para a pick up assim que o pagamento tenha sido concluída e aprovada pelo PayPal eo transporte agente vai ser os únicos a me ajudar a lidar com todos os outros detalhes necessários para concluir o negócio quando chegar ao seu endereço residencial para a pick-up. .so eu vou estar comprando a mercadoria sem vê-lo, eu vou organizar a pick-up da mercadoria com um serviço de correio privado, assim que receber o seu pagamento e se você não tiver uma conta no paypal, o seu muito fácil, seguro e protegido para abrir um. Basta acessar www.paypal.pt, eu preciso de você para fornecer os seguintes detalhes para que eu possa prosseguir com o pagamento ...

      Seu PayPal e-Mail:
      Seu nome completo:
      O seu número de celular:
      Escolha Endereço

      Assim que eu fizer o pagamento e você obter os fundos, o Serviço de Courier virá para a pick up em sua casa em seu tempo conveniente.

      Tenha um bom dia.

      Felicidades.
      "
      Desconfiei da cena e vim à procura. Felizmente encontrei esta publicação.

      Obrigado.

      Excluir
    11. Bem, graças a deus que o meu lado de desconfiada surgiu! Estive prestes a cair na burla com o email rifatban2@gmail.com

      Excluir
    12. Boa noite.
      esta semana fui burlado combinei troca mas como era de longe acordamos ctt
      apartir de hoje deixou de ter email mas tenho a morada do senhor ou senhora e o nome da senhora que assinou para receber a minha encomenda. o que posso fazer?

      Excluir
    13. A vigarice continua!
      Vejam a resposta da Tania Conde (rifatban2@gmail.com) a uma compra no OLX:
      "Olá,
      Obrigado por seu response.I'm satisfeitos com a condição e concordar com o preço, eu preciso que você saiba que o meu agente de transporte estarão vindo para a pick up assim que o pagamento tenha sido concluída e aprovada pelo PayPal eo transporte agente vai ser os únicos a me ajudar a lidar com todos os outros detalhes necessários para concluir o negócio quando chegar ao seu endereço residencial para a pick-up. .so eu vou estar comprando a mercadoria sem vê-lo, eu vou organizar a pick-up da mercadoria com um serviço de correio privado, assim que receber o seu pagamento e se você não tiver uma conta no paypal, o seu muito fácil, seguro e protegido para abrir um. Basta acessar www.paypal.com , eu preciso de você para fornecer os seguintes detalhes para que eu possa prosseguir com o pagamento ...
      Seu PayPal e-Mail:
      Seu nome completo:
      O seu número de celular:
      Escolha Endereço

      Assim que eu fizer o pagamento e você obter os fundos, o Serviço de Courier virá para a pick up em sua casa em seu tempo conveniente.
      Tenha um bom dia.
      Felicidades. "
      Aqui, só faltava dar-lhes o cartão do banco, e o código...

      Excluir
    14. Afinal, mais atrás, neste blogue, já se reporta a situação com esta Tania Conde (rifatban2@gmail.com), mas hoje, a mesma burla ainda continua, sem terem mudado as referências de mail e nome

      Excluir
    15. Boa Tarde.

      Acabei de receber também uma série de emails como referido.
      de:
      Tania Conde
      "
      Olá,
      Obrigado por seu response.I'm satisfeitos com a condição e concordar com o preço, eu preciso que você saiba que o meu agente de transporte estarão vindo para a pick up assim que o pagamento tenha sido concluída e aprovada pelo PayPal eo transporte agente vai ser os únicos a me ajudar a lidar com todos os outros detalhes necessários para concluir o negócio quando chegar ao seu endereço residencial para a pick-up. .so eu vou estar comprando a mercadoria sem vê-lo, eu vou organizar a pick-up da mercadoria com um serviço de correio privado, assim que receber o seu pagamento e se você não tiver uma conta no paypal, o seu muito fácil, seguro e protegido para abrir um. Basta acessar www.paypal.pt, eu preciso de você para fornecer os seguintes detalhes para que eu possa prosseguir com o pagamento ...

      Seu PayPal e-Mail:
      Seu nome completo:
      O seu número de celular:
      Escolha Endereço

      Assim que eu fizer o pagamento e você obter os fundos, o Serviço de Courier virá para a pick up em sua casa em seu tempo conveniente.

      Tenha um bom dia.

      Felicidades.
      "
      Desconfiei da cena e vim à procura. Felizmente encontrei esta publicação.

      Obrigado.

      Burla com o email rifatban2@gmail.com

      ATENÇÃO RECEBI HOJE CONTINUAM A TENTAR

      Excluir
    16. E continuam com a mesma burla....
      Ontem dia 28/10/14 troquei mails com essa tal Tania Conde, tal e qual aos mails acima referidos, o mesmo texto sem tirar nem por, desconfiei quando lhe disse que só aceitava pagamento por transferência bancária e que não trabalha com o PayPal e ela voltou a insistir nessa forma de pagamento, alegando que não tinha acesso á conta bancária online, etc....
      Vim á procura do nome e mail dela e encontro tantas outras pessoas que quase foram enganas, assim como eu.
      Enfim á que desconfiar sempre antes de fecharmos negócio online.
      Boa sorte para os que vierem a seguir, espero que ninguém chegue e ser efetivamente burlado....

      Excluir
    17. Escrevi aqui o meu testemunho acerca desta burla no dia 29/10, e ontem dia 05/11 recebo nova msg no meu tlm, em português e a pedir para responder para outro endereço de email, flpmartins50@gmail.com, calculei que se tratasse novamente do mesmo tipo de burla.
      Respondi para o mail indicado e na 4 msg, depois de lhe ter dado um preço inferior ao que estava á venda, disse-me que podíamos ficar no preço inicialmente indicado sem negociação mas que o pagamento seria por PayPal.... Pronto vi logo que só tinham mudado alguns pormenores... o nome, agora Filipe, outro endereço de email, e tudo escrivo em Português, mas também dá para ver que é traduzido.
      Deixo aqui aqui o aviso, eles continuam a tentar mas vão mudando algumas coisitas....
      Boa sorte!!

      Excluir
    18. Recebi um contacto interessado em moveis que tenho à venda e é a mesma história que li por aqui... o mail é celica@chvision.tv.. tem interesse em pay-pal e é traduzido...

      Excluir
    19. Obrigada pelas vossas informações, pois acabei de receber uma mensagem a pedir para enviar e-mail para flpmartins50@gmail.com, como sou desconfiada, procurei na net e graças a vocês, descobri que se trata de uma burla.
      Obrigada.

      Excluir
    20. Ainda hoje recebi uma mensagem em inglês no telemovel com o nome de Odi a perguntar por quanto queria um equipamento. Desconfiei e fui procurar pelo email que me deixou. Uma tal de abolas23@gmail.com. Vi logo que se tratava de burla. No final do ano passado vendi um telemovel para larsonlumberg@gmail.com com a morada Seum Larson
      42 Bentham court ecclebourne road London
      N1 3DE
      England
      United Kingdom

      que também é burlão. Nunca cheguei a receber dinheiro pela venda. E disse-me para ele poder fazer a transferência sem pagar taxas, eu teria de lhe enviar 300€ por correio, a partir dai, vi logo que tinha sido burlado. Não se deixem enganar.
      Qualquer dia vou perder mais tempo com estes tipos e vou atrás deles.

      Excluir
    21. Tal e qual recebi tambem há 3 dias uma mensagem no telemovel com esse Odi com email : Maria Garzda [mailto:abolas23@gmail.com d dizer na sms que estava interessado no matreial que tinha para venda e se tinha mais material que estaria interessado....
      respondi informando o material
      recebo email de Maria Garza [mailto:abolas23@gmail.com: "Thanks for your response, I am really interested in the immediate purchase , what's your Best Price for it and if you have more, what is the price you want for everything ,so that we can make a fast business."
      Respondi a informar o marerial que tinha
      Resposda de: Maria Garzda [mailto:abolas23@gmail.com
      -"
      What is the amount you want for everything you have for sale"
      Respondi dando o valor total 450€
      Reparem só a resposta de
      Maria Garzda [mailto:abolas23@gmail.com
      -"Hello ,
      Thanks for your response.I'm satisfied with the condition and Agree with the price,I need to let you know that my shipping agent will be coming for the pick up as soon as the payment has been complete and approved by PayPal and the shipping agent will be the ones to help me handle all other necessary details to complete the deal when they get to your home address for the pick up. .so i'll be buying the merchandise without seeing it, i'll arrange the pick-up of the merchandise with a Private Courier Service as soon as you get your payment and if you don't have an account with paypal, its pretty easy, safe and secured to open one. Just log on to www.paypal.com, I need you to provide the following details so that i can proceed with the Payment...

      Your PayPal e-Mail Address :
      Your Full Name:
      Your Mobile Number :
      Pick Address

      Soon as i make the payment and you get the funds, the Courier Service will come for the pick up at your home at your convenient time.

      Have a nice day.

      Cheers.
      Há com cada esquema de burla esta gente não pára mesmo!!!
      O OLX não pode tomar providências para estas tentativas de bulra?

      Excluir
    22. Aguardo sinceramente o dia em que maior parte dos portugueses abra os olhos e registe com pay pal... pay pal e o modo mais sequro...

      Excluir
    23. Boa tarde a todos

      Também tenho produtos nos sites de anúncios online. Já me chegaram também emails em inglês e francês de supostos interessados os quais nunca respondi pois são falsos. Os mesmos na sua maioria provém da África. Nunca enviem nenhum material vosso sem 1º o comprador ter pago o mesmo. Em caso de transferência bancária, e o comprador disser que já depositou, respondam assim:Agradeço a transferência e logo que o valor esteja disponível na conta, o produto será enviado de imediato. Tenho feito assim e graças a Deus as pessoas estão satisfeitas. Há quem já tenha sido burlado e tem desconfianças é claro e contra isso nada a fazer. Mas há pessoas que tem o sexto sentido e confiam em nós.Outra situação que ocorre e peço que tenham cuidado são os falsos emails com vírus. Mas em tudo ouçam a vossa intuição. Um bem haja a todos e que minhas palavras vos possam ajudar.

      Excluir
    24. Boa noite: hoje mesmo acabei de por a venda uma mobília no OLX e já estão os Burlões a trabalhar com o nome Maria Garza e com o email abola23@gmail.com o pior é que não posso denuncia los porque ainda não vendi nada.

      Excluir
    25. Por acaso acabei de receber uma sms de: abolas23@gmail.com.

      Transcrevo: Ola,vi seu Instrumentos musicais em olx.pt. quero saber se ele ainda está disponivel para venda, por favor contact-me em : abolas23@gmail.com"

      Achei estranho, pesquiso do google o email e venho ter aqui. Ainda bem que existem blogs como este que alertam todos nós para os esquemas de burla.

      Excluir
    26. Quero agradecer a todos que colocaram estes alertas, pois fui vítima de tentativa de burla por parte das pessoas referidas. É pena que esta situação já dure há tanto tempo e nenhuma autoridade competente apanhe esta escumalha.

      Excluir
    27. Estranhamente e passado um ano após estes relatos ,recebi hoje 05/08/2015, um sms em nome de Maria ,mostrando-se interessado no meu anuncio colocado ontem no OLX, remetendo-me para e-mail abolas23@gmail.com.
      Mas estes tipos não aprendem ,será que ainda não repararam que já foram descobertos ?!

      Excluir
  2. Os vigaristas estão em todo o lado, mas esse foi com muita sede ao pote e saiu-lhe o tiro pela culatra.
    Já publiquei a tua história no meu blog.
    Boa segunda-feira.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vivi! Espero k tenham gostado! ;)

      beijinhos

      Excluir
    2. manda á cobrança por correio como eu mandei esta semana as sapatilhas do meu filho.
      ele só levanta se as pagar.
      mandei segunda. recebeu terça e hoje quarta tenho o vale postal.
      eu tambem o podia enganar e mandar qualquer outra coisa.
      mas á cobrança nao tem engano.

      Excluir
    3. manda á cobrança por correio como eu mandei esta semana as sapatilhas do meu filho.
      ele só levanta se as pagar.
      mandei segunda. recebeu terça e hoje quarta tenho o vale postal.
      eu tambem o podia enganar e mandar qualquer outra coisa.
      mas á cobrança nao tem engano.

      Excluir
    4. Cuidado com os envios à cobrança. Podem receber um cheque careca e depois?

      Excluir
    5. eu ate tenho vergonha e de certeza que aconteceu a muitos que nem falam.adquiri o pc e vejo 1 anuncio de gato persa por 200 euros,a depositar nas ilhas caimao.inculto do assunto +a filha a pedir o gato liguei a confirmar.tudo bem o gato esta em coimbra e em expresso veem levar.bom.depois do deposito,+dinheiro para o transporte+para alfandega e não parava.eu disse não mais.começaram a falar arabe e dexaram de atender

      Excluir
    6. pois eu vendi uma coisa a pagar no destino pelos correios e os correios e o mesmo pagou aos correios com cheque sem validade como é possivel os correios aceitarem assim dinheiro sem validade e nem conhecem a pessoa de parte alguma à porta do quintal de casa. por acasso tive sorte porque o montante era pequeno e então o banco do mesmo deu cobertura

      Excluir
    7. Nos correios disseram-me em Novembro que nada se pode pagar com cheque.

      Excluir
    8. Boa tarde

      Existe um Decreto Lei que proíbe isso e deve constar perto do valor à cobrança para que o entregador não aceite cheques e sim em dinheiro. Exemplo: Á cobrar 44€ e logo por cima é dizer " NÂO SE ACEITA CHEQUE DE ACORDO COM O Dl 454/91"
      O entregador é obrigado a não aceitar o cheque e caso o faça terá de responder via judicial e a transportadora envolvida.

      Excluir
  3. É um risco muito grande, é como tu dizes se em 10 conseguiresm apanhar um distraído é "negócio" garantido. Falo por experiência, houve um uma vez que enfiou a suposta namorada no hospital depois estava muito mal, depois tinha um cancro e depois estava a morrer, depois enviava a cópia de um levantamento em MB, para comprovar o suposto pagamento já efectuado. A resposa do meu lado era sempre a mesma quano o dinheiro estiver na minha conta...até ameaçou com advogado e tudo...
    Mas também já encontrei gente honesta que vende qualquer coisa e combina de se encontrar para o objecto ser testado, como em tudo na vida há de tudo como na farmácia. ;) É preciso estar atento e "confiar, desconfiando".

    omo em tudo na vida é preci

    ResponderExcluir
  4. Não te roubaram nada porque foste esperta mas acho que fazer queixa é importante, para evitar roubos a outras pessoas menos espertas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/access_version/sqe.aspx?t=QUEIXA_BURLA&s=FIRST_PAGE_BURLA&1

    ResponderExcluir
  6. https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/access_version/sqe.aspx?t=QUEIXA_BURLA&s=FIRST_PAGE_BURLA&1

    ResponderExcluir
  7. Eu pouco ou nada percebo de negócios pela internet. E até gostava de perceber mais. Mas sou um desconfiada por natureza...e receava de certeza que alguma situação dessas me acontecesse. Acho que fazes muito bem em reportar a situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  8. eu sempre pensei que isso era fiável até que comecei a ouvir histórias deste tipo...compram as coisas e depois não são o que está na imagem, ténis em que o número não é o que se pediu e por aí fora!

    ResponderExcluir
  9. É preciso ter cuidado!
    Aqui ha tempos tive conhecimento de varias burlas assim.
    O "truque", por muito que custe, é quando se quer comprar/vender é faze-lo presencialmente.
    Desta forma pelo menos evita-se algumas xatices.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, eu tb acho....mas a pessoa em questão afirmou k era de Lx e k keria mto o pc, para lho enviar....pois pois :/

      Excluir
  10. Antes de mais, deves fazer a denúncia junto do próprio site - o OLX.
    Depois, é claro que deves ir à polícia. Foste vítima de uma tentativa de burla e isso, em Portugal, é crime. A polícia pode até usar a tua forma de contacto para entrar em contacto com a pessoa (burlona), para a identificar antes que seja tarde demais. Acho que não é uma questão de "poder", é uma questão de "dever".

    Obrigada, no entanto, pelo aviso.
    Tiveste atenção à tua desconfiança e isso salvou-te de uma grande dor de cabeça... é por isso que nunca devemos descurar os nossos pressentimentos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEIXA NO OLX NAO SERVE DE NADA JA FIZ E DE NADA SERVIU Á POLICIA NAO VALE A PENA É DIFICIL DE SE ENCONTAR A PESSOA ENM QUESTAO E NA MAIORIA DAS VEZES A PEÇA QUE SE VENDE O PREÇO NAO COMPENSA SE NÓS TIVERMOS DE ARRANJAR UM ADVOGADO.

      Excluir
  11. Nada como receber o dinheiro primeiro e enviar depois. Fizeste muito bem e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois mas tambem me aconteceu pagar uma ventoinha de ref. de computador e ele ser mais que usado.Se quiser comprar um auto topo de gama barato procure um em que esteja a foto dele repetido no sait

      Excluir
  12. Mas que gente nojenta. Faz denúncia.

    Posto isto, passa a EXIGIR que, quando fizerem transferência online, te enviem um email a confirmar. Ou seja, o próprio banco te manda um email.

    ResponderExcluir
  13. Nos americas, vão presos por causa de coisas destas..

    ResponderExcluir
  14. Bom de partilhar! Obrigada Sushi. Entusiasmei-me recentemente com as compras on-line, mas morro de medo. That's why!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá, as compras on-line são muito comuns nos dias de hoje, mas é necessário ter alguns cuidados.
    No compravendetudo os anúncios são aprovados manualmente, isto não quer dizer que as compras sejam seguras, mas ajuda muito! Os compradores também podem fazer comentários nos anúncios dos vendedores, caso algum negócio não corra pelo melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro..... é preciso cuidado, bom-senso e muita transparência! obrigada pelo comentário.

      Excluir
  16. o risco pra quem recebe tambem é grande.
    nao aceito transferencias. mando á cobrança vale ctt.
    só levantam se pagarem ou volta ao remetente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu tb fazia assim até que esta semana a encomenda voltou para trás perdi tempo e dinheiro para nada e nem sequer uma justificação me deram.

      Excluir
    2. Cuidado com com as cobranças ao portador, Marisa.
      É possível pagar com cheque, mas se o cheque estiver careca, os CTT não se responsabilizam.

      Excluir
  17. Boa tarde, o site OLX não tem sistema de feedback. Logo, temos todos de "estar a pau". No meu caso específico, que sou mais vendedor que comprador, não envio nada sem transferência bancária antes e com o dinheiro na conta. Se a pessoa não confiar tem sempre a hipótese, muito mais segura, de pagar via PayPal. Mas claramente é preciso estar muito atento no OLX... Cumprimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida, via PayPal, é a melhor forma de pagamento.
      No entanto, faço aqui uma chamada de atenção, a quem envia artigos à cobrança e conto-vos a história: Alguém mandou um aparelho no valor de +ou- 2000€ para os Açores à cobrança...uma vez lá chegado o artigo, o possível comprador, rejeitou e obviamente que o dito aparelho, é reenviado novamante so remetente....só que este, não o recebe, porque entretanto extraviou-se e nesse caso os CTT, pagam uma indemnização. O valor dessa mesma indemnização, não ultrapassa nunca os 70€, pois este é o valor máximo estabelecido....perceberam, como é que isto funciona?

      Excluir
    2. Boa tarde, esta situação não corresponde a verdade.
      Se os CTT extraviarem a encomenda em qualquer situação são obrigado a pagar o valor totoal da encomenda.
      Já aconteceu entregarem a encomenda ao comprador e não efectuarem a cobrança do valor na cobrança.
      Os CTT efectuaram o pagamento (250€).
      Sou mais vendedor do que comprador e comigo é TB ou então à cobrança (embora já tenha tido alguns dissabores, na minha vasta experiência e inferior a 1%).
      No entanto negócios através do OLX, o melhor é presencial.

      Excluir
    3. Mentira. Os CTT só pagam o valor se houver seguro a dizer que o material custa XXX. Senão pagam :

      correio simples 5X o valor do 1º escalão de peso
      em mão 10 vezes
      pessoal 15X

      e existe um valor máximo.

      Excluir
  18. Outra coisa nao enviem a cobranca , pois pode ser pago com cheque e sujeitam se chegar cheque e nao ter cobertura esta ser muito usado neste momento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de o q vou comentar pouco ajude, há países q consideram crime passar cheque sem cobertura o o banco é obrigado pelo banco central a por o burlão numa lista negra de acesso livre.

      Excluir
  19. O problema é que a internet foi colocada a disposição de toda a gente assim de repente de um momento pro outro sem que as pessoas fossem acompanhadas em questões de segurança (ou formadas). Sinceramente até acho incrível como é que não existem mais burlas e esquemas e gente a cair. É demasiado fácil apelar à boa fé das pessoas, no entanto na internet, aconselho toda a gente a ficar sempre de pé atrás. Em casos de transferência ou pagamento via paypal, aguardem sempre até o dinheiro estar na conta e só depois procedam ao envio, por outro lado, para quem compra, é aconselhável utilizar Paypal ou idêntico, com seguros de proteção para o caso de não receber o que pagou.

    ResponderExcluir
  20. Já se sabe que as plataformas de "livre" trânsito não possuem qualquer controlo; seria a mesma coisa que no passado alguém colocar um anúncio num papel pendurado num café a vender qualquer coisa ou a prestar serviço (o dono do café que deixou afixar o painel não é responsabilizado de nada.
    Seria bom que plataformas como o olx evoluíssem no sentido de serem criadas contas de vendedores (como na amazon) e as pessoas comentarem. Até seria bom para promover as pessoas honestas e criar mais confiança entre os interessados em negociar.
    No que respeita ao que existe, só as pessoas ingénuas caem nessas coisas... a que se chama "conto do vigário"! Não é necessário fazer partilha de coisas que as pessoas estão fartas de saber: não dar dinheiro a quem não conhecemos; não fornecer dados pessoais a desconhecidos, não enviar encomendas sem garantias, etc. Normalmente, quando criamos uma conta em qualquer uma dessas companhias recebemos um email com todos esses avisos e muito mais!

    Quanto ao levantamento nos CTT com cheque é uma boa dica, se bem que se a encomenda não superar os 150€ não haverá problema pois os bancos são obrigados a pagar!

    Bons negócios e estejam atentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste sentido o falecido site Miau dava um poco mais de segurança, pois havia feedback de compradores e vendedores e histórico dos negócios.

      Excluir
  21. Podem crer que não é assim tão raro acontecerem estas coisas! A mim, já tentaram fazer precisamente isso, pelo menos duas vezes, só que, como no próprio OLX eu já tinha visto o alerta para não confiar em pessoas desconhecidas, eu respondi que enviaria o artigo, sim, mas somente se fosse à cobrança. E depois nunca mais me disseram nada! Tal como ir levar o artigo à morada da pessoa, para ela fazer o pagamento por Internet! Nem pensar! Só entrego o artigo pago com dinheiro à vista!

    ResponderExcluir
  22. EU NÃO TENHO MEDO DE SER BURLADO, porque ? porque sou inteligente. VENDAS (eu a vender): ENVIO SEMPRE À COBRANÇA, Portes de envio ? NUNCA SOU EU A PAGAR! Transferência bancária adiantada dos portes ? SÓ ENVIO QUANDO O DINHEIRO ENTRA NA CONTA E DEPOIS DE O LEVANTAR NUMA CAIXA MULTIBANCO, não vá ele desaparecer...
    Moral da história, o cliente paga os portes eu envio... se por algum motivo o cliente depois não quiser pagar ou não tiver dinheiro, ou supeitar do conteudo da minha encomenda ou o raio que o parta... problema dele, não gastei diinheiro nenhum e o correio tem o dever perante a lei...de me devolver a encomenda...e ainda posso requisitar o carteiro ou o funcionário de balcao do CTT como testemunha oficial de que o que eu enviei é a mesma coisa que eu recebi (abrir na frente deles depois de requisitar o seu dever perante a lei de ser testemunha oficial)

    Vendas(eu a vender): ENTREGAS EM MÃO ? Sempre em locais públicos muitas vezes marco encontros EM FRENTE A ESQUADRA DA POLÍCIA ahahaha se não houver nenhum perto sempre incondicionalmente em local movimentado. NOTA IMPORTANTE: Depois de combinado um encontro NUNCA ACEITO NENHUMA MUDANÇA DAS CONDIÇÕES JÁ COMBINADAS em relação aos objectos... que estou a vender... ou a preços.



    COMPRAS (eu a comprar): COMPRAR SEMPRE À COBRANÇA e EU... NUNCA PAGO PORTES DE ENVIO ADIANTADO, apesar de exigir isso quando sou eu à vender (HIPÓCRITA COM MUITO ORGULHO -se não conseguir fazer negócio por não pagar portes adiantados... paciência não vou morrer por não comprar... a aquela pessoa... o que quer que seja que esteja em negócio- procuro outra pessoa, se não houver... quem aceite... ou simplesmente não houver mais quem venda o que quero ? paciência FICO SEM COMPRAR)
    --QUANDO A ENCOMENDA CHEGA EXIJO AO CARTEIRO CUMPRIR O SEU DEVER DE ABRIR A ENCOMENDA NA PRESENÇA DELE COMO TESTEMUNHA OFICIAL. Se ele recusar/ também eu recuso receber pessoalmente a encomenda e NÃO ASSINO. Uma simples viagem a estação de correio resolve tudo 1º para reportar queixa do carteiro, 2º para exigir a outro funcionário o seu dever de ser Testemunha Oficial. ---Também pode acontecer de o carteiro gentilmente pedir para recusar por não ter tempo ou estar atrasado nas entregas etc, nesse caso procedo da mesma forma MAS SEM REPORTAR QUEIXA DO CARTEIRO.

    COMPRAS (eu a comprar): PESSOALMENTE , procedo da mesma forma quando sou eu à vender, encontros em frente a estação da polícia ou em locais super movimentados... SÓ PAGO DEPOIS DE CONFIRMAR O OBJECTO ou raio que seja que estiver a comprar. SE A PESSOA QUISER RECEBER PRIMEIRO ? Paciência fico sem comprar, Obrigado pela viagem, passear faz bem a saúde... e volto para casa com o meu dinheiro seguro e intacto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei das dicas. Eu que me considero honesta, pago o que compro e gosto de honrar compromissos, sejam eles quais forem.
      Só não gostei de uma coisa, (e não me leve a mal a ousadia), foi do tipo de discurso e vocabulário que usou, demasiado agressivo a resvalar para a arrogância.
      Foi uma pena...
      De qualquer das formas obrigada pelas dicas

      Excluir
    2. Isso de exigir ao funcionário para ser Testemunha Oficial, é mesmo possivel? Onde é que está disponivel essa informação.

      Excluir
  23. RENANCONCEICAO esse teu comentário tem algumas coisas que se devem fazer mas tenho que te dizer, que uma regra que devemos seguir é realmente seguir as mesmas regras que exigimos aos outros e tu pelo que dizes (com bastante arrogancia ou simplesmente mania) ao venderes exiges certas coisas que ao comprar não aceitas o que mostra nesse teu comentário que tu como vendedor não és lá grande coisa pois aplicas regras que não segues...

    ResponderExcluir
  24. Eu quando compro algo no olx so msm pessoalmente. Mas é muito bom que as pessoas divulguem as experiências que tiveram par poder abrir os olhos e as pessoas n caíam no conto do vigário. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  25. Desculpe a intromissão mas isso é muito fácil de evitar, vou tentar ensinar um truque, imaginemos que no banco aparece o vosso nome completo nos comprovativos de TB, por Ex. quando algum faz a TB no multibanco aparece lá o nome, (No meu caso aparece completo), basta quando pede para fazer a TB dão o NIB e o primeiro e ultimo nome, logo se o talão aparecer só com o primeiro e ultimo nome já sabem que o talaõ é falso, se aparecer com o nome completo as probabilidades de ser verdadeiro é muito alta

    ResponderExcluir
  26. Deixo aqui a minha experiencia pessoal:
    1-NUNCA enviar nada pelo correio sem o pagamento previo, porque se for brincadeira ficamos arder com o valor dos portes, depois se o comprador pagar com cheque sem cobertura ficamos a ver navios, podem fazer as quixas que quiserem não vale de nada, só em Lisboa neste momento há cerca de 1,5 MILHOES de processos relacionados com burlas e pagamentos em falta, há ainda um outro esquema em que a encomenda misteriosamente se extravia, e depois de muito penarem o melhor que conseguem são 250€ que os ctt devolvem.

    2- Quando forem entregar algo, sempre num lugar publico com muita gente, preferencia centro comercial, nunca em garagens, já me tentaram assaltar assim.
    Recentemente fui vitima de duas "tentativas" de assalto, mas como penso sempre duas vezes, não aconteceu.
    O esquema é sempre o mesmo combinam um sitio e a hora marcada não aparecem, 5/10 minutos depois ligam a explicar que há um contra tempo, preguntando se não podemos ir a outro sitio efectuar a entrega, armadilha pronta chegando lá é um bairro manhoso com varios tipos a espera, o que me valeu foi o street view e nunca fui.
    Actaulmente só faço entregas a porta da esquadra da policia no columbo, quando começam a dizer que ai não dá desligo e pronto.
    Pensem sempre bem primeiro antes de entregar e NUNCA digam a alguem para ia a vossa casa levantar alguma coisa, não sabem que vai aparecer.

    ResponderExcluir
  27. Já vendi vários objetos através do olx e nunca tive problemas, porque só vendo diretamente ao próprio comprador e faço igual quando compro.
    Não falta o que pretendemos perto de nós, por isso os negócios são feitos de cara a cara e dinheiro na mão.

    ResponderExcluir
  28. Vendi um material de bicicleta usado de ciclismo através do olx, enviei à cobrança. Na minha boa fé perguntei através de e-mail ao comprador se já teria recebido o material, recebi como resposta que efetivamente o material tinha chegado, mas que havia algo estragado e eu teria que devolver 25€, como não acedi á dita devolução, começou um role de ameaças, as quais fui ignorando. Disse à pessoa que era impossivel o material estar avariado, mas que poderia devolver se não estivesse satisfeito. Mas no decurso da troca de e-mail's percebi a tática do individuo. A sua insistência relativamenta à peça estragada é uma estratégia, devolvia um materail "qualquer" esse sim avariado e eu devolvia a quantia inicialmente paga por ele. Ficando este com o material a funcionar que eu enviei e com o dinheiro...Atenção aos esquemas...

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois amigo este gajo tentou comigo mas saiu se mal.... ainda hoje.

      Excluir
  30. Já me aconteceu essa situação várias vezes até...nunca caí em nenhum esquema. Espero sempre que o dinheiro entre na minha conta e depois envio por correio o que quer que seja. Costumam mandar para o e-mail um comprovativo falso...leiam sempre o comprovativo e procurem por erros ortográficos ou algo que vos pareça estranho. Nunca enviem nada antes de receberem o dinheiro. E se o comprador não negociar o valor e quiser pagar logo por transferência bancaria, ora ai está mais um sinal que algo não está bem. Não confiem em ninguém pela a Internet é o conselho que vos dou.

    ResponderExcluir
  31. Aqui vai mais um que pelos vistos dá lhe gozo fazer encomendas as pessoas perdem o seu tempo e dinheiro para fazer o envio à cobrança e depois nao vai levantar a mercadoria.o mail é : sltiago4@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Mais um burlao que gosta de encomendar coisas à cobrança e nós perdemos o nosso tempo e dinheiro para fazer o envio e esta pessoa não levanta e nem sequer se digna a dar uma satisfação o mail é : sltiago45@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Pois eu sou uma novata nesta coisas do OLX, mas coloquei à venda uma estante por 250€ e fui contactada por uma Elisebeth Rodrigues através deste emails abolasoa57@gmail.com e littlewood121@gmail.com, a dizer que queria muito fazer negócio com muita urgência, não regateou e para eu pedir os dados através do paypal que ia mandar uma agente de transporte para enviar a estante para as Bermudas. Soa a burla, não ???? Já ouviram falar de alguém com estes nomes e estes contactos ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Já coloquei esse littlewood121@gmail.com como conta suspeita no GMAIL

      Excluir
    3. Boas, eu tambem recebi um mail dessa tal, é burla!

      Excluir
    4. Olá.
      Tenho uns móveis à venda no OLX e fui contactada por essa Elisebeth Rodrigues. Ainda bem que falou nela aqui. Já vi que é burla. Obrigado. Uffaaaa

      Excluir
  34. olá estou a passar pela mesma situação..já dei conta que é burla, mas estou a ver até onde eles vão..sim, eles já são 3 a fazer o mesmo (Elisebeth,roswilliam - michael4ley@hotmail.com, e mais um danieljack18@gmail.com ). Então o esquema é o seguinte: mandam-te uma mensagem a dizer que estão interessados no artigo e pedem para responder para o email. Depois dizem estar interessados e pedem para enviar uma factura ou ordem de pagamento pelo paypal.. no mail seguinte dizem já pagar o artigo mais 250 euros para uma transportadora..esse pagamento à transportadora, deveà depois ser feito por nós, para que a verba que eles supostamente pagaram para o nosso paypal seja desbloqueada...
    E sim, mandam um mail falso, supostamente do paypal (o endereço é igual apenas mudando um ifen) a dizer que a pagamento para a nossa conta foi feita e só aguardam que paguemos à transportadora para ficar disponivel! BURLA DA GRANDE

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde,fazem muito bem em escrever aqui os dados dessas "pessoas" para que outras pessoas n passem pelo mesmo... Felizmente as compras que fiz pelo OLX (smp valores baixos) nunca fiquei lesada mas enquanto vendedora já por 3 vezes que dps de mta insistência por parte dos interessados,longa troca de emails,total disponibilidade da minha parte para mostrar as coisas...desistem ou deixam de responder...n entendo a falta de educação das pessoas...se n têm intenção de comprar pq fazem os outros perder tempo?! n percebo mesmo...
    Vou enviar agora e pela primeira vez um artigo á cobrança e espero n sair "queimada" da situação...

    ResponderExcluir
  36. Atenção!!! essa Elisebeth Rodrigues é Burla. Também fez negócio comigo, "vendi" uma mobília por 140 euros.. supostamente transferiu-me 430 euros e o esquema era, para eu enviar o quanto antes a diferença para um tal agente de transportes através do Wertern Union. A senhora deu uma morada da Nigéria!! Nigéria? compras no Olx? agente? dinheiro? urgência? - Claro que isto cheira demasiado mal para ser bom. Fiz uma pequena pesquisa e é, sem dúvida, burla. Denunciem e não façam qq transacção com este senhor(ora)

    Carlos Marque

    ResponderExcluir
  37. Mais um do littlewood121@gmail.com para o OLX. Ficam aqui os e-mails enviados por "ela".

    Thanks for your response, I am really interested in the immediate purchase , what's your Best Price so that we can make a fast business.

    Cheers.

    ----

    Hello ,
    Thanks for your response.I'm satisfied with the condition and Agree with the price,I need to let you know that my shipping agent will be coming for the pick up as soon as the payment has been complete and approved by PayPal and the shipping agent will be the ones to help me handle all other necessary details to complete the deal when they get to your home address for the pick up. .so i'll be buying the Furniture without seeing it, i'll arrange the pick-up of the merchandise with a Private Courier Service as soon as you get your payment and if you don't have an account with paypal, its pretty easy, safe and secured to open one. Just log on to www.paypal.com, I need you to provide the following details so that i can proceed with the Payment...

    Your PayPal e-Mail Address :
    Your Full Name:
    Your Mobile Number :
    Pick Address

    Soon as i make the payment and you get the funds, the Courier Service will come and pick up the Furniture at your home at your convenient time.

    Have a nice day.

    Cheers.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PAYPAL e seguro.. Mas nao e necessario dar esses detalhes todos, basta o email address...

      Excluir
  38. Atenção este senhor é burla " wayne johnson"

    ResponderExcluir
  39. boa noite a todos. tenho uma maquina fotográfica à venda, e nos últimos dias fui contactada por email por 2 pessoas diferentes em ingles. queriam comprar essa maquina com muita urgencia, pediram logo o meu NIB, prometeram fazer transferencia de imediato, iam pagar portes, etc...com uma condição - eu teria que mandar minha maquina para Africa (um dizia que era para primo, outra - que era para filha). suspeitei logo. é Burla!!!!!tenham cuidado!!!! os nomes destes ladrões: David Jensen e Joana Gloria.cumprimentos a todos

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde
    Das duas uma, ou a morada para envio do PC é falsa, e assim pergunto como o "burlão" toma posse do mesmo, ou é verdadeira e a policia aparece-lhe á porta para o identificar e depois os tribunais decidem, não está aqui a faltar qualquer coisa?

    ResponderExcluir
  41. Boa noite, também quero contar as minhas desventuras neste mundo das compras via net!!
    Depois de ter feito diversas compras, e sempre ter encontrado pessoas sérias como eu, comprei por TB, um telefone de 225€, já lá vão uns quatro meses e o pobre do telefone que deveria vir do Algarve (Tavira), ainda não chegou..... Apresentei queixa na GNR, sei que não vou recuperar o dinheiro, mas espero que pelo menos o burlão seja contactado.
    É ele: Nuno Ricardo Antunes, e a mulher Ana Dias Antunes (anaantunes25@hotmail.com), foi com ela que contactei, e posteriormente com ele via tlm .
    O outro, enviei 25€ para portes, uma vez que o envío era à cobrança, e mais uma vez, a minha encomenda, deve andar a fazer turismo!!!
    Em resumo: Nunca mais compro por TB, nem pago portes antecipados.

    ResponderExcluir
  42. Hoje a mesma pessoa tentou o mesmo comigo através do OLX

    ResponderExcluir
  43. Comigo tentaram hoje através de michael4ley@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Comigo tentaram hoje através do mail michael4ley@hotmail.com.. bastou uma pesquisa no google para vir parar aqui e descobrir que era burla :)

    ResponderExcluir
  45. Queria começar por dizer que o OLX deveria instaurar um sistema de feedback para acabar de vez com a gente estúpida que por lá anda. Isso é certo e sabido. Mas pessoal, não entrem em paranóia com todo este rol de comentários negativos à cerca do OLX, ou seja de que meio online for. Não é preciso ter tanto medo. Eu vendo\compro uma miríade de produtos online desde 2003 (já usei várias plataformas diferentes) e NUNCA tive um único problema. Estou-vos a falar de milhares de vendas e centenas de compras em que todas correram às mil maravilhas. Faço do OLX o meu trabalho quase a full-time e digo-vos que não se vive mal. Basta terem dois dedos de testa... É certo que há burlas, mas para além de estas consistirem em 5% de tudo o que está publicado, a sua maioria é bastante óbvia de detectar. Não darei muitas dicas pois as mesmas já foram facultadas por outros nos comments acima. Acima de tudo, basta ter bons "filtros". O tipo de pessoas que cai em esparrelas online são o tipo de pessoas que também caem em esparrelas "na vida real" sem que muitas vezes se apercebam disso. É uma questão de tacto. Mas o mais seguro é realmente efectuarem negócios em mãos, com dinheiro à vista. No meu caso, por exemplo, efectuo 90% dos meus negócios (tanto de compra como de venda) no Colombo, em frente à esquadra da polícia, e não sou o único a escolher esse local. Já reparei em muitas outras negociatas que são feitas lá.

    Apenas uma dica: não queiram ser mais espertos do que os outros, ou então aí esse tipo de embustes irá até ao vosso encontro. O que quero dizer com isto é que maioria das burlas ocorrem em objectos muito desejados (ipads, carros que valem 30 mil e que são anunciados a 5 mil e tretas do género) portanto desconfiem quando a esmola é muita. Caso caiam neste tipo de esparrelas aka contos do vigário escritos em mau português-cigano, ou de promessas de artigos enviados do estrangeiro caso paguem o transporte através de western union para uma qualquer companhia obscura, então não tenho pena nenhuma e até fico contente por terem sido burlados, pois aprendem da única forma que conseguem, que é caindo em erros crassos uma e outra vez. Perdoem-me se o meu discurso acaba com um tom arrogante, mas já são 11 anos a comprar e a vender sem nenhum problema, pelo que não deixo de ler tantos comentários de gente "indignada" e a dizer que "nunca mais usa o OLX" com alguma surpresa e ironia, como se o OLX tivesse alguma culpa de andarem a dormir em pé. Em relação a aqueles que, com boa fé, querem somente comprar uns ténis ou algo de menor importância e depois nunca mais recebem os artigos, a esses expresso a minha simpatia e realmente estou com vocês. Há gente que aparenta agir também de boa fé e que depois são somente vigaristas. É andar atento.

    Em suma o OLX e os outros derivados são mercados abertos tipo feira da ladra onde qualquer um é livre de colocar o que quiser, com os termos que quiser. A partir daí, a escolha do produto perfeito ao preço perfeito é algo que fica a cabo dos melhores. Quem parte para os caminhos fáceis fica-se pelo engodo. Quem não procura o suficiente acaba por comprar a preços pouco compensatórios, visto que se tratam de artigos em segunda mão. Como tudo na vida, perseverança e ponderação são a chave. Desonestidade haverá sempre, mas quando ela acontece devemos perguntar-nos onde é que agimos mal e onde é que fomos pouco cuidadosos, e não direccionar essa força (que poderia ser usada para melhorar quem somos) somente contra o vigarista, que na melhor das hipóteses é um nigeriano qualquer que vai morrer antes dos 30 anos ou um "pintas" sem os dois dentes da frente que vive no bairro. Não os invejem nem lhes desejem mal, pois condenados a serem medíocres já eles estão. Eles estão a fazer o seu jogo, vocês têm de fazer o vosso.

    Acordem, e boas compras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus parabéns pelos comentários. Um sistema de feedback no OLX já seria um filtro mínimo para afastar uns quantos metidos a "espertos" !

      Excluir
  46. O mesmo aconteceu, não comigo mas com um colega de trabalho, em que por um telemóvel inclusive lhe ofereciam mais do que o que estava no anuncio, ao chegar o comprovativo via-se obviamente que era falso e se repassemos na morada do o comprovativo vinha de todo o lado menos do banco. Mesmo assim esperou para ver se o dinheiro lhe aparecia na conta, entretanto apareceu-lhe um email a dizer para enviar o Telemóvel (novamente o endereço da página era estranho) em que dizia que quando fosse dado o conhecimento da recepção ele teria o dinheiro na conta. Nós habituados a fazer compras online em sites como o Miau.pt, nunca devia ter fechado, agora temos um site como o Olx que incentiva a burla. Pelo menos deviam de ter um sistema de feedback para minimamente sabermos a quem comprar.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde

    Gostei muito do seu artigo e agradeço ter partilhado a experiência.Também vendo coisas pelo OLX embora preferia o "Coisas" justamente porque permite feed-back.Ainda não caí em nenhuma esparrela mas só por acaso.Não sou mais esperta que ninguém mas quando me dizem "ora envie lá à cobrança para o apartado tal" fico de pé atrás.

    Não sei se pode publicar o tal recibo falso.Para ver que "cara tem". Geralmente enviam-me comprovativos do banco mas nunca se sabe.

    Boa sorte para todos e boas vendas/compras.

    AnaG

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde

    Gostei muito de "ouvir" as vossas experiências.Também vendo no OLX mas gosto mais do "Coisas" justamente por causa do feed-back.

    Por acaso alguém pode publicar um desses recibos falsos? Para ter uma ideia de como é que os apresentam.Até agora tive sorte mas um destes dias pode calhar-me também :-(

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite
      quero acrescentar a toda a informação que têm postado neste blog, o endereço de MAIS um VIGARISTA ralphdarren9@gmail.com. Tenho um anuncio no OLX da venda de um automóvel.
      Fui contactada por sms (em Inglês), a dizer que estava interessado na viatura, e para o contactar através deste e-mail. Desconfiei, mas também poderia ser verdade, um Inglês estar em Portugal e querer comprar o carro. Respondi, e a resposta foi super estranha: estou no estrangeiro, vou comprar o carro, envie-me o nº do Pay Pal depois envio o meu agente para tratar dos documentos.
      Fui pesquisar este e-mail e verifiquei que está associado a burlas.
      Sou um bocado desconfiada, e sei perfeitamente que ninguém em perfeito juízo compra um carro sem o ver. É a primeira vez que coloco um anúncio, mas não sei se o volto a fazer. Já recebi duas mensagens que, se apanhasse quem as enviou, sei bem o que lhes fazia....
      Não sou vendedora, mas sou compradora do Coisas. Tenho um feedback 100% positivo e nunca tive nenhum problema com os vendedores. Pago por Transf. Bancária e quando procuro algum artigo, dou prioridade aos vendedores habituais, se não forem habituais, verifico o seu feedback.

      Espero ter dado um pequeno contributo para nos desviarmos dos burlões.

      Excluir
  50. Bom dia,

    Eu também fui contactado após poucas horas de colocar uma bateria à venda no OLX, e o esquema que continuam a usar é o mesmo.
    O mail foi "littlewood121@gmail.com" e dá pelo nome de "Elisebeth Rodrigues". Assim que fiz uma pesquisa no Google com o mail encontrei logo diversos casos associados a burla.
    Desta forma nem sequer dei seguimento ao negócio. Decidi também partilhar esta minha experiência para alertar outras pessoas.

    Obrigado
    João Ribeiro

    ResponderExcluir
  51. Acabei de receber uma proposta da mesma Srª.. Obrigado amigo pela sua ajuda.

    ResponderExcluir
  52. O que eu acho estranho é como é possível que tal esquema funcione, pois, tendo à venda coisas no olx, est(a)(e) senhor(a) (Elisebeth Rodrigues, com a direção de email littlewood121@gmail.com) contactou-me com o mesmo tipo de mensagem com os termos exatamente iguais, o que só de si já "cheira a esturro".
    Se esta pessoa quer burlar porque utilizar os mesmos termos estafados que levam logo à desconfiança, e fá-lo com centenas, senão milhares, de pessoas ... realmente é gente tacanha e de pouca imaginação.
    Neste momento estou em grande troca de emails com est(e)(a) senhor(a), para perceber onde vai desembocar todo o engodo. Claro que não vai a sítio nenhum, pois têm endereços virtuais efémeros, moradas falsas, documentos falsificados de forma perfeitamente canhestra, e nestas coisas só cai gente ingénua e bem intencionada, que não acredita no mal alheio, e que se revê nos outros, e é uma pena que assim seja.
    É necessário que uma pessoa seja desconfiada e sempre com o "pé atrás" bem firme, infelizmente. E ter sempre como lema "quando a esmola é grande o pobre ...."
    Basta fazer uma pequena pesquisa no Google para perceber que se trata de burla.
    Quando se tentam ativar os meios para parar estes burlões, nada funciona, pois há pouca legislação que cubra estas situações de forma eficaz. Os processos levam anos e dificilmente levam a bom porto.
    É bom que surjam estes pontos de encontro para que se perceba a extensão das burlas e como evitar cair nelas
    Vítor Cardoso

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde,

    Obrigada por partilharem estas informações. Estou a vender mobília no OLX e decidi investigar o email da remetente Elisebeth Rodrigues, pois achei estranho o contacto dela mas graças a esta partilha de informação já sei como proceder.


    Obrigada a todos

    ResponderExcluir
  54. eu fui burlado, este fim de semana no olx.pt.

    o mais estranho é que já compro e vendo no olx a muitos anos e tenho cuidado ate demais e pesquiso sempre antes de comprar.

    por norma pago sempre o artigo no acto de entrega ou em mãos.

    o engraçado é que foi tudo tão rápido e como estava mesmo a precisar das coisas cai na historia.

    os artigos eram

    um lote :
    40 teclados
    30 ratos
    11 pares de colunas
    tudo material de informatica.

    respondi ao anuncio, atraves do olx.

    passado 5 minutos respondeu me via email.

    digiguarda@gmail.com

    com dados de empresa
    morada de empresa completa
    numero de contribuinte
    site de empresa
    digiguarda.webnode.com
    contactos e tudo mais.

    pedi que enviasse os artigos por ctt.

    informou-me que tinha contrato atraves da empresa com a DHL.
    e que enviaria por transportadora

    forneceu-me os dados para pagamento

    com entidade
    referencia

    e claro com tanta informação, e tanto contato nao estranhei.

    fiz o pagamento.

    fiquei sem o dinheiro e sem as coisas.

    o site foi desativado
    numero de contato desativado
    o olx nao fornece dados de utilizadores sem autorização de entidades da autoridade mesmo que fornecessem éra tudo falso.

    a empresa nao existe
    o nif é falso
    o meu banco manda me para o banif...
    consegui se saber que a entidade é do banif.

    o banif mandou me ir para o meu banco e ninguem faz nada.


    Aparentemente compensa ser burlão....tanto que estou seriamente a pensar em dirigir me a um balcão do BANIF...


    pedir um cartão Pay

    com entidade e referencia e comecar a burlar pessoas visto ser impossivel detetar a fonte do fonte e visto que os bancos estão se literalmente a Cagar para as pessoas...


    resumindo, pensei que ja conhecia todo o tipo de burlas e que a mim ninguem me enganava....


    e sempre tive cuidado...

    mais uma para aprender....

    mais valia ter ido jantar fora que o dinheiro era mais bem gasto, ao inves disso carreguei o Cartao pay a um cabraozito qualquer e que sai impune ...


    de qualquer das formas fica o aviso...


    duvido que volte a usar os mesmos dados.

    obviamente estes artistas pensam bem antes de enganar quem quer que seja e o esquema é bem montado.

    as fotos do material realmente eram verdadeiras, apos me ter apercebido da burla cliquei em pesquisar imagem no google e a origem da foto dos artigos era do ebay, fotos trabalhadas em photoshop ou algo do genero .


    cumps

    ResponderExcluir
  55. eu fui burlado, este fim de semana no olx.pt.

    o mais estranho é que já compro e vendo no olx a muitos anos e tenho cuidado ate demais e pesquiso sempre antes de comprar.

    por norma pago sempre o artigo no acto de entrega ou em mãos.

    o engraçado é que foi tudo tão rápido e como estava mesmo a precisar das coisas cai na historia.

    os artigos eram

    um lote :
    40 teclados
    30 ratos
    11 pares de colunas
    tudo material de informatica.

    respondi ao anuncio, atraves do olx.

    passado 5 minutos respondeu me via email.

    digiguarda@gmail.com

    com dados de empresa
    morada de empresa completa
    numero de contribuinte
    site de empresa
    digiguarda.webnode.com
    contactos e tudo mais.

    pedi que enviasse os artigos por ctt.

    informou-me que tinha contrato atraves da empresa com a DHL.
    e que enviaria por transportadora

    forneceu-me os dados para pagamento

    com entidade
    referencia

    e claro com tanta informação, e tanto contato nao estranhei.

    fiz o pagamento.

    fiquei sem o dinheiro e sem as coisas.

    o site foi desativado
    numero de contato desativado
    o olx nao fornece dados de utilizadores sem autorização de entidades da autoridade mesmo que fornecessem éra tudo falso.

    a empresa nao existe
    o nif é falso
    o meu banco manda me para o banif...
    consegui se saber que a entidade é do banif.

    o banif mandou me ir para o meu banco e ninguem faz nada.


    Aparentemente compensa ser burlão....tanto que estou seriamente a pensar em dirigir me a um balcão do BANIF...


    pedir um cartão Pay

    com entidade e referencia e comecar a burlar pessoas visto ser impossivel detetar a fonte do fonte e visto que os bancos estão se literalmente a Cagar para as pessoas...


    resumindo, pensei que ja conhecia todo o tipo de burlas e que a mim ninguem me enganava....


    e sempre tive cuidado...

    mais uma para aprender....

    mais valia ter ido jantar fora que o dinheiro era mais bem gasto, ao inves disso carreguei o Cartao pay a um cabraozito qualquer e que sai impune ...


    de qualquer das formas fica o aviso...


    duvido que volte a usar os mesmos dados.

    obviamente estes artistas pensam bem antes de enganar quem quer que seja e o esquema é bem montado.

    as fotos do material realmente eram verdadeiras, apos me ter apercebido da burla cliquei em pesquisar imagem no google e a origem da foto dos artigos era do ebay, fotos trabalhadas em photoshop ou algo do genero .


    cumps

    ResponderExcluir
  56. Boa noite,

    Venho contar a minha história em toda igual já por vocês. Também tinha um anúncio no OLX com a venda de uma mobília e uma senhora (susanmcgregor83@hotmail.com), que se mostrou muito interessada na compra da mobília.
    Alegou que se tinha acabado de mudar para a Turquia e que iria mandar uma agente buscar a mobília. Contudo tinha que criar uma conta no Paypal para fazer a transferência do valor da mobília e dos encargos de transporte. Mas para receber a transferência teria de pagar o valor do transporte através da western union. Fiz a transferência de 600 euros, pensando que iria ter os 1200 euros na conta do paypal, nada. A seguir pedem-me 2200 euros para o seguro do transporte. Como desconfiei fiz pesquisas, e já vi que fui burlada. Fiquei sem os 600 euros, fico com a mobília. Conclusão tenham atenção e não se deixem enganar por esta gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you for sharing. I had the same problem today with her in Spain. A furniture to Turkey. But I didnt complete anything as it was weird!

      Thanks again!!!

      Excluir
    2. Dziękuję za ostrzeżenie. Ja jestem z Polski, również chciałam sprzedać stara szafe na OLX, i do mnie zgłosiła się pani susanmcgregor. Też meble do Turcji :-)) Nalegała na szybką transakcję za pośrednictwem payPal. Dziękuję Wam!

      Excluir
  57. Atenção, que eles andem ai!
    Coloquei à 2 dias um anuncio de venda de um smartphone Xperia e já fui contactado por uma tal de Sophia Demi Teresa (nome pomposo) a acordar o valor e até enviar mais 35€ para despesas de envio (uma santa, esta moça!), pede ainda o NIB, nome e banco, para fazer a transferência bancária. Vou-lhe responder que o equipamento só segue viagem após o crédito na conta do valor, antes disso não envio nem um cartão de boas festas! :-)

    Bons negócios... e olhos bem abertos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa tal pessoa também já me tentou comprar a Ps3 que eu tenho à venda no OLX, sem sequer querer negociar. No momento em que já estava tudo acordado envia-me um e-mail a dizer que a transferência já tinha sido feita e para eu ir ao 'lixo' do meu mail verificar se tinha algum e-mail do banco. E de facto tinha dois emails supostamente do meu banco a dizer que o dinheiro só caía na minha conta quando eu enviasse um comprovativo de entrega da encomenda, ahahah. Agora voltou a enviar outro mail a dizer que eu tinha mesmo de enviar a playstation porque ela já nao tinha o dinheiro na conta, enfim !!
      Cumprimentos

      Excluir
    2. Boa tarde, aconteceu-me a mesma coisa. Essa tal de Sophia Demi Teresa quis comprar um smartphone que tenho à venda no OLX e disse que iria transferir 110€ quando eu o tenho à venda por 90€. Disse que era para oferecer como presente de aniversário a um amigo e deu-me a morada. Teria que enviá-lo para a Nigéria. Só o facto de escrever mal em português e querer que o enviasse assim para outro país deixou-me desconfiada. Pediu-me o nib e o nome e eu dei-lhe o nib e o nome do meu namorado. Hoje contou a mesma conversa sobre o e-mail do banco e quando vi tinha dois e-mails a dizerem basicamente que a transferência estava pendente e que só seria completada quando eu enviasse o telemóvel. Claro que aí as poucas dúvidas que tinha desapareceram. E-mails mal escritos, um contacto de e-mail que nem sequer existe no BES para alguma dúvida que tivesse e claro, eu não tenho conta no BES de maneira que se fosse verdade o meu namorado é que teria recebido o e-mail e não eu. Mas isso os burlões não sabiam.
      Fui ao BES confirmar e de seguida vou à polícia apresentar queixa.
      Não devem conseguir fazer muito mas pelo menos ficam a saber que há mais casos destes.
      Uma pessoa nunca pode ficar descansada.
      Cumprimentos.

      Excluir
  58. ola boa tarde,a muito que ando interessada em comprar um papagaio desta forma ando sempre no olx a procura do melhor negocio,domingo passado enviei um mail para um possível vendedor que na segunda feira me voltou resposta e era deveras surpreendente ....não tinha de pagar o papagaio e não era so um eram dois ou seja o casal tudo de graça..espetáculo..ainda me deixei levar para ver o que isto ia dar a sra davase pelo nome de kelly jones e sr seu marido por percy jones da qual tinham uma filha anita jones que tinha falecido a três meses.bla bla bla mails enormes a dizer que eram pesquisadores científicos e que entretanto já não se encontravam em Portugal tinham ido para camaroes toda a informação sobre papagaios uma coisa por demais desconfiei mas deixei ver onde isto ia parar.no espaço de um dia os papagaios já ca estavam amanha mas tinha que ir fazer um pagamento primeiro a um banco da escolha deles e dizer que era para um amigo etc...cuidado com estes burlões provavelmente alguém vai cair...

    ResponderExcluir
  59. Aqui também esta a tentar á dois dias :) Passo alguma informação, não vá alguem 'atrás' desta burla:

    Sofia Demi Romão ou Sophia Demi Teresa

    sophiademi32@gmail.com

    Atentos...

    ResponderExcluir
  60. Fui contactado pela mesma Sofia Demi. Claramente burla. Outro email dela: sophiademi_teresa@yahoo.com

    ResponderExcluir
  61. Fui contactado pela mesma Sofia Demi. Claramente burla. Outro email dela: sophiademi_teresa@yahoo.com

    ResponderExcluir
  62. Tenho uns móveis grandes e pesados à venda no OLX. Recebi ontem um sms de um e-mail ricardomartins028@gmail.com a dizer que queria todos os móveis. Mandei-lhe um e-mail a perguntar quando queria ver os móveis. Trocámos duas mensagens, as dele com uma tradução muito mal feita, terminava as mensagens com “Espero para ler de você logo”, que queria os móveis pois tinha-se mudado recentemente para o Reino Unido e que queria que o tratamento fosse urgente, pedido a minha conta paypal. Também disse que viria um agente de transporte marítimo a minha casa fazer o levantamento dos móveis. Há muitos indícios de ser uma burla, só não percebo é o interesse por móveis, um produto pesado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao que parece será! Eu também recebi tudo o que descreveu! Exatamente igual, até o "Espero para ler de você logo". Tem algum desenvolvimento sobre este assunto?

      Excluir
  63. no olx nao vale a pena fazer queixa, eles querem é dinheiro das publicidades.
    A pouco fiz varias queixas acerca de uma empresa que mete anuncios de emprego como sendo agencia de trabalho temporario, e eles continuam a meter anuncios.
    O que esta errado?Eles pedem no anuncio para a pessoa enviar copias de documentos para ir adiantando o processo. alem disso uma vez liguei para o numero de telefone e nao atendem

    PRISMA TALENTOSO e agora aparecem com outro nome tb

    ResponderExcluir
  64. Hello, Im from Spain. Someone contact me by sms on the phone +19842326382 and told me to contact susanmcgregor83@hotmail.com if I would still have the table I have she wanted.

    I wanted 500€ for the table and she said she was gonna give me 600€, 100€ more!! She wanted to give me the money by paypal and the transport was to Turkey. And she wanted all ASAP, too fast

    It was weird so I wrote "her" email on google and here I am. Liars and thiefs.

    Thank you for sharing!! :)

    ResponderExcluir
  65. Ola muito obrigada pelo seu util comentario...acabei de receber uma proposta semelhante do email abolas23@gmail.com...e fiz uma pesquisa no google no burla olx e encontrei o seu cometario que muito me esclareceu...obrigada!!!

    ResponderExcluir
  66. Também recebi um email desta gaja abolas23@gmail.com cuidado!!!

    ResponderExcluir
  67. obrigado por tudo, acabei de receber uma oferta de compra desse tal bolas , OBRIGADO

    ResponderExcluir
  68. acabei de receber uma proposta do tal bolas.... OBRIGADO

    ResponderExcluir
  69. O email abolas23@gmail.com e o abolas28@gmail.com. em inglês a dizer que precisam da minha informação PayPal e que querem o produto rapidamente tal como o Filipe d Silva disse em dezembro de 2013 palavra por palavra.

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde, acabei de receber uma sms em inglês por um instrumento musical que tenho à venda no olx. Como este tipo de mensagens é sempre de desconfiar vim pesquisar o email ao google que me remeteu para este blog. Obrigado pela informação, com estes avisos todos só cai quem quer.
    abolas23@gmail.com

    ResponderExcluir
  71. Acabei de receber também sms e email de abolas23@gmail.com com o texto já descrito. Agora o nome aparece como Maria Garza.
    Nelson Faria

    ResponderExcluir
  72. Desculpem, o e-mail era abolas28@gmail.com
    Nelson Faria

    ResponderExcluir
  73. abolas23@gmail.com mais um....

    ResponderExcluir
  74. Também recebi sms em inglês do mesmo email: abolas23@gmail.com

    ResponderExcluir
  75. Como faço para receber um pagamento por paypal?

    ResponderExcluir
  76. Quero agradecer a todas estas pessoas que meteram o seu comentário,ia sendo burlado agora mesmo por esse abolas23@gmail.com.
    já mandei um mail a esse burlão disse tudo o que me apeteceu!
    parabéns ao blog!
    obrigada.

    ResponderExcluir
  77. Ola boa tarde. Engraçado k me aconteceu o mesmo hoje. Tal como o senhor pensei:" quando a esmola e muita o pobre desconfia", alem disso queria que envia-se uma PSP para nigeria. Também recebi um email do meu banco a dizer km ficaria pendente o valor ate eu mandar os dados de envio.... liguei para o banco para saber se era mesmo deles...no foi do meu espanto quando me disseram que não era...que era falso. Decidi ver o nome dela na NET e foi quando descobri o seu blog. Atenção e MSM burla. Não se enganem!!! Obrigada

    ResponderExcluir
  78. Proposta da abolas23@gmail.com maria garza. Obrigado.

    ResponderExcluir
  79. O português é muito comodista. Muitos acreditam em "milagres" à distância, sem verem o produto nem experimentarem.

    Eu tenho um Mazda 3 modelo Sport que coloquei no Stand Virtual. Paguei o anúncio e foi publicado hoje de manhã. Recebi ao longo do dia vários contactos telefónicos sobre o carro. Fiquei surpreendido. Um deles manifestou muito interesse no carro e eu próprio sugeri que viesse ao Porto ver o mesmo e experimentar. Por coincidência como estava em trânsito vindo da Galiza, marcamos encontro na Póvoa de Varzim ( o cliente é de Braga e deslocou-se).

    Conclusão: carro vendido

    Mas o mais caricato, ontem numa busca aleatória em vários sites sobre Mazda 3, vi o meu carro anunciado por 2000,00 Eur em vários sites e com localidades diferentes. Fiz o teste e enviei um mail. Li agora a resposta e era o que esperava. Devido ao baixo valor tinha muitos interessados. Se eu tivesse interesse, fizesse transferia um sinal de reserva por 500.00 Quem o fez nem sequer teve o cuidado de ocultar a matrícula.

    Já vendi vários produtos por estes sites, e faço sempre questão que venham ver e experimentar.
    Em produtos electrónicos outros de valor considerável, adquirir à distância é falta de bom-senso.
    Além disso o cliente que o solicita, normalmente é de desconfiar. Não existem só burlões a vender, mas tb a comprar.

    "Olho Vivo" e Bons Negócios.

    ResponderExcluir
  80. Obrigado pelo aviso, acabei de receber uma mensagem semelhante duma tal "Tania" rifatbin2@gmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu-me o mesmo à minutos ! Pus um móvel, logo fui contactado por sms e email!

      Excluir
  81. Já em Junho tinha recebido mails de abolas23@gmail.com maria garza

    Recebi sms dum tal "Conde" rifatbin2@gmail.com

    ResponderExcluir
  82. ATENÇÃO: Burla certa com "Tania Conde" rifatbin2@gmail.com.

    ResponderExcluir
  83. Aconteceu-me o mesmo. Desconfiei quando aceitou comprar um carro sem sequer o ver. Perguntei quem iria comigo legalizar a venda e deixei de ter resposta.Pelo que vejo, o email que mandam é igual para todos:

    Hello ,
    Thanks for your response.I'm satisfied with the condition and Agree with the price,I need to let you know that my shipping agent will be coming for the pick up as soon as the payment has been complete and approved by PayPal and the shipping agent will be the ones to help me handle all other necessary details to complete the deal when they get to your home address for the pick up. .so i'll be buying the merchandise without seeing it, i'll arrange the pick-up of the merchandise with a Private Courier Service as soon as you get your payment and if you don't have an account with paypal, its pretty easy, safe and secured to open one. Just log on to www.paypal.com, I need you to provide the following details so that i can proceed with the Payment...

    Your PayPal e-Mail Address :
    Your Full Name:
    Your Mobile Number :
    Pick Address

    Soon as i make the payment and you get the funds, the Courier Service will come for the pick up at your home at your convenient time.

    Have a nice day.

    Cheers.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda hoje o mesmo aconteceu me o mesmo, achei estranho porque nao coloquei moveis e sim um sofa e 2 maples.... isso ta tudo pior, onde param? as autiridaddes onde param ????

      Excluir
  84. Hoje de manhã fui contatada por uma Tânia Conde que me perguntava em inglês se os móveis que tinha posto no OLX ainda estavam disponíveis para venda. Deixou o mail rifatbin@gmail.com para onde devia mandar a resposta.Respondi-lhe e em inglês por mail perguntou-me quanto queria por tudo. Respondi-lhe para o mail mas como desconfiei, telefonei para alguém que está no marcado de compra e vendas. Alertou-me para a fartura e foi assim que ao pesquisar na net encontrei este site sobre burlas. Obrigada pelos alertas e pelos vossos testemunhos que me ajudaram a evitar um mau e ruinoso negócio,










































    ResponderExcluir
  85. Também me tentaram burlar... mas como eu já sou caça velha... pus o mail no google e vim aqui ter, mais um registo de rifatbin2@gmail.com de uma Tania Conde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ser contatada pela mesma tania conde e contatei a PJ sem sucesso. Esta entidade não tem autonomia para fazer nada. Faltanos uma CSI, não da para rir. Mas a pessoas que são burladas e não há ninguém que apanhe estas redes.
      Foi um desabafo.
      Espero que tenha o descernimento de fazer uma pesquisa na Net, antes de fazer alguma venda.

      Excluir
  86. Acabei de receber uma mensagem desse mail rifatbin2@gmail.com.. burlaaaaaa

    ResponderExcluir
  87. Ainda bem que achei fruta a mais... recebi ontem uma sms e uma serie de e-mails do mail rifatbin2@gmail.com e da tal Tania Conde... por acaso achei estranho porque os emails são... digamos que... suspeitos!! ainda bem que fiz pesquisa no google e vim aqui parar.

    ResponderExcluir
  88. Bom dia,

    Está a contecer-me exactamente a mesma coisa reportada pelo Sushi. Pensei o mesmo que ele e desconfiei. Assim vim dar a este blogue. Estou a ser contactada pela rifatbin2@gmail.com

    Obrigada pela confirmação,
    Daniela

    ResponderExcluir
  89. Uma tal de Tania Conde tambem me quis enganar com um sistema de pagamento paypall que lhe era favoravel e blablabla. Respondeu sempre em Ingles. Mas nao fui en cantigas e agora so faço nogocios com dinheiro na mão

    ResponderExcluir
  90. Eu também quase fui enganada por essa tal Tânia Conde, também foi os testemunhos na net que me alertaram e o fato de não ter népia de dinheiro na conta PayPal. Só que não me escorreu que seria os 300 euros do transporte que seriam a burla pensei que o summier iria para os E.U.A com o quê lá dentro???? e se fosse droga ou assim??? Eu era a acusada, certo!!!???. Burla certa com "Tania Conde" rifatbin2@gmail.com

    ResponderExcluir
  91. ainda bem que voçes existem.. aconteceu-me o mesmo agora mesmo com essa tania...

    ResponderExcluir
  92. O problema é que tantas pessoas já foram burladas que já não há confiança nenhuma, mais vale este tipo de negocios nem existir.
    Muitos vendedores só aceitam enviar o material depois de receberem o pagamento por transferencia bancaria mas quando se tratam de valores um pouco elevados, como por exemplo 100 euros, ninguem no seu perfeito juizo iria fazer uma transferencia dessas sem primeiro receber algum tipo de garantia em como o material iria ser enviado..
    As pessoas pensam sempre que foram as unicas a ser burladas e os outros que se lixem lol também já fui burlado varias vezes antes (até em mãos já fui burlado :O) e sei muito bem como é perder dinheiro injustamente mas nunca iria transferir dinheiro a um completo desconheçido (especialmente se forem valores elevados como disse antes) só porque ele ou ela também já foram burlados... E depois o feitiço pode-se virar contra o feiticeiro, ou seja um burlão pode também usar isso como desculpa para só aceitar pagamentos previos por transf. antes do envio do material e depois de algum coitado for na cantiga olha bye bye dinheiro... :(
    Geralmente quanto tento comprar alguma coisa pergunto sempre se enviam a cobrança e que se a pessoa desejar posso fazer uma transferencia dos portes primeiro (assim a pessoa não perde nada porque se por acaso eu quisesse prejudicar alguem e não levantasse a encomenda o vendedor não seria prejudicado porque tinha gasto o dinheiro que lhe tinha transferido para os portes) mas existem pessoas tão desconfiadas que nem assim aceitam fazer negocio então, como disse, mais vale este tipo de negocios (negocios online) nem existirem porque o que mais deveria de haver já nem existe que é a confiança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nenhuma forma de pagamento é 100% segura... ate em contra reembolso, o vendedor pode enviar de boa vontade e a pessoa nao levanta, o vendedor fica a arder... nunca usaria contra reembolso, por esse motivo, os ctt estão lá para cobrar 3€ de comissão a todos os que recebem o producto, mas não estão lá para arrecadar com o problema e devolver gratuitamente ao vendedor, caso a encomenda nao seja aceite pelo cliente... e entao nao se vende e ainda se leva com portes de envio... uma pessoa quer um dinheirinho e ainda fica mais pobre, nao?
      entao, como é que se faz? nao se compra coisas extremamente caras... é o mais facil... as vezes compram coisas em 2a mao que nao lembram ao diabo... comprem em sitios de confiança, mesmo que pareça nao compensar, ser borlado compensa menos, de certeza.

      Excluir
    2. Os negocios online sao o futuro... é pena que haja tanta gente borlona, mas tendo uma loja fisica tambem se pode ser assaltado, na rua tambem se pode ser assaltado... é chato, mas temos de estar atentos, pois há borlas obvias... outras menos obvias, temos de nos precaver, mas é natural que em tudo haja um risco... se fossem acabar com tudo o que é arriscado, nao faziamos nada. Ainda so tive problemas com uma empresa italiana, Mondial Toys srl, enviou-me artigos que nao foram os que eu comprei... E desmentiu, nao admitiu o erro. Ainda queria que eu enviasse de volta e nao me restituia os portes (que eram mais que os artigos!) quando o erro foi deles. Ainda lhes disse, que ainda por cima me enviaram artigos uns euros mais caros do que os que eu paguei, claro que isso ainda é motivo para se ficar chateado quando nao foi o que eu pedi. É claro que vou sempre difamá-los, é claro que espero que percam dinheiro com a minha acção, porque é terrivel esperar-se por um artigo e receber-se outro, sendo o erro da empresa e sem nenhuma compensaçao da parte deles, mesmo apos fotografias e tudo mais...

      Excluir
  93. Eu também tenho um anuncio no OLX e fui contactado por alguém em inglês, a querer pagar pelo PayPal, tal como nos comentários anteriores, aqui fica o mail e o nome.
    Collins Harrinson – buiro@boxster.com
    Mais uma tentativa de fraude, estes blogues são de facto muito uteis, obrigado.

    ResponderExcluir
  94. Mais uma tentativa hoje por sms:
    Tânia - rifatbin2@gmail.com

    ResponderExcluir
  95. Agradecido pelo post! Aconteceu-me o mesmo, mas desta vez estranhei quando demorou muito a entrar o dinheiro na conta. Pesquisei e encontrei esta página. Mais uma vez, agradecido!

    ResponderExcluir
  96. Seguindo o post e a seguir a uma tentativa que tambem aconteceu comigo, fiz uma espécie de background check e inseri o mail usado e o encontrado foi um perfil no Bangladesh,

    ResponderExcluir
  97. Dollapo Chukas com o e-mail dollchuks@gmail.com
    Pede, em inglês para enviar ara a nigéria, diz que tem urgência e que é para oferecer a amigo. Oferece valor acima daquele que eu estava a pedir e pede-me os meus dados abaixo:
    Account Name:
    Account Number:
    Bank Name:
    Iban:
    Swift-Code:

    É burla pegada, claro.

    ResponderExcluir
  98. Também fui vítima! Obrigada por este blog a denunciar!~
    Fui contactada pela tania conde com esse mail: rifatbin2@gmail.com!!! Como é que o OLX ainda não a explusou!!! vou fazer queixa lá!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  99. Coloquei um anuncio com Sofas no OLX ontem a noite e hoje recebo um sms de uma tal Tania a dizer "Do you Still Have The Movies available, Please respond back on: rifatbin2@gmail.com" Graças ao vosso post vejo que é burla! Cuidado que andam muitos a fazer o mesmo...tenho um amigo que quase que caiu numa.....

    ResponderExcluir
  100. Boa noite a todos

    Sou de Aveiro e ontem coloquei o anúncio de um opel corsa no Custo Justo.
    Há pouco, recebi um sms com o seguinte texto, vindo do SKYPE

    Hello, Is your car on CustoJusto.pt still available for sale?
    If Yes, please reply me to (chris.david43@gmail.com)

    Respondi por mail, na minha conta yahoo

    Para chris.david43@gmail.com Out 16 em 10:54 PM
    Dear Sir
    I just got a message from Skype asking me if my car @ Custo justo is still available. Yes, it is!
    Please feel free to reach me if you need any more information about this car.
    Thanks in advance
    Dias Lopes

    Pouco depois, recebi resposta
    David Chris
    Para Eu Out 16 em 11:24 PM
    Hello Friend,
    I am really interested in the immediate purchase of your merchandise and i will like to know how long have you owned it?? what's your best price for it and when last was it serviced?

    Achei estranho alguém responder tão depressa, pelo que procurei na net e encontrei este blog

    Rapidamente, respondi, de modo a procurar saber "o que vai acontecer", relatando aqui o que que se passe

    Eu
    Para David Chris Out 16 em 11:54 PM
    Dear Sir
    I bought this car on April 2013.
    If we talk with each other I may change price. It will depend on how we make this deal.
    Last time it was serviced has been just after I bought it.
    Best regards
    Dias Lopes

    ResponderExcluir
  101. Bom dia
    Sou de Viseu e o mesmo nome Tania Conde, através do OLX, tentou burlar-me. O processo foi idêntico a alguns casos acima mencionados, insistência com emails, informações pr eu pagar 800€ do transporte para uma transportadora do Texas ! e que de imediato estaria disponível minha conta paypal o valor da mobília + os tais 800€ do transporte. Mais, recebi email da Paypal a dizer que eu estava a cometer crime por ainda não ter pago os 800€ !!! Hilariante ! mas fica de facto o sentimento de impunidade ... apesar das denuncias nos meios de comunicação (reportagem SIC ) ,etc, esta senhora ou este grupo continua a atuar no nosso país.

    ResponderExcluir
  102. Bom dia
    pelos vistos ia-me acontecer também cair numa destas burlas com o mail rifatbin2@gmail.com, mas resolvi vir pesquisar na google e não é que me deparo com estes comentários e dicas muito uteis.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  103. o mail
    rifatbin2@gmail.com
    não para!
    A Tânia continua ativa em 27-10-2014 e com o mesmo texto...

    ResponderExcluir
  104. Hoje veio outra tentativa por mensagem no telemóvel:
    "é a mobília que você ainda esta disponível? responder a
    su4lopes@gmail.com

    ResponderExcluir
  105. Ainda hoje fui novamente alvo dos emails... o unico problema no meio disto tudo é que se fosse um valor mais baixo tipo 20 ou 30 euros a pagar antes de receber o dinheiro na totalidade ainda poderia haver alguem a não desconfiar... pediram-me 500 euros das duas vezes que fui contactado pelo mesmo motivo de compra e da primeira vez ainda aindei ás voltas com o paypal desta é que acabei logo com a situação disse '' tudo bem você transfere o dinhewiuro de seguida faço o pagamento'' pronto acabaram os emails looooool

    ResponderExcluir
  106. Boas, eu acabei de ser contactado pelo: flpmartins50@gmail.com ------> Filipe Martins
    Se eu der o meu paypal eles fazem o deposito? ou só querem a minha morada para assalto?
    é que eu dei a morada da esquadra da policia, mas tenho receio em dar o meu paypal.
    Será que podem fazer algo de mal com a minha conta?

    ResponderExcluir
  107. Ora bem, quem tem boca vai a Roma, e quem desconfia procura informação, foi o que eu fiz.
    E encontrei várias situações parecidas com a minha.
    Tenho uma mobília de quarto á venda no OLX , no meu endereço de email, recebo um email de uma pessoa com o nome: Filipe Martins, com endereço ( flpmartins50@gmail.com ) a dizer OLX, achei estranho .
    O OLX comunica sempre que há um interessado no negocio que temos á venda.
    Como o email não dizia nada, enviei para o endereço ( flpmartins50@gmail.com ) a dizer que me contactou, mas que não sabia o que queria comprar, alem de outras coisas, tenho uma mobília quarto de casal por 550.00 para venda.
    Mas que posso vender só a cama, estrado , e colchão por 250.00 , para o meu espanto o dito Filipe Martins, estava disposto oferecer 800.00... espetacular não acham ?
    Copiei do email para tirarem as vossas conclusões :
    Olá novamente. Estou satisfeito com o preço que eu estou disposto a pagar os 800 euros. i decidiu comprar os móveis para minha família no Reino Unido. Acabamos de mudar para uma casa nova e estamos comprando móveis e outras coisas necessário.

    Por uma questão de urgência para que eu vou estar pagando por Paypal. É seguro, rápido e confiável. você pode ir para www.paypal.com e crie uma conta para que você receba o dinheiro. Estarei cuidando de todos os encargos para a transferência.

    Abaixo estão as informações que vou precisar para fazer o pagamento:

    Seu nome completo:
    Conta Paypal e-mail:
    Endereço completo:
    Telemóvel.
    Custo total:

    Quanto à pick-up. Eu quero que você saiba que a pick-up será feito pelo agente marítimo privado que vai vir e fazer a pegar a partir de sua casa para a minha casa no Reino Unido. É por isso que é importante que você me dê o seu endereço, porque eu tenho que passar para ele.

    Espero para ler de você logo.
    Atenciosamente

    Sendo Português dá muito erros, mas isso é secundário , eu achei que devia alertar outras pessoas, eu não fui na conversa deste tipo, e espero que ninguém caía nesta vigarice.

    ResponderExcluir
  108. Cuidado , cuidado, cuidado. Estenderam-me o tapete, mas graças a informação de amigos, não cai no engodo. Tenho um tractor com varias alfaias à venda no OLX e recebi uma mensagem de um tal "Collins", inglês, para ser contactado para o mail "celica@chvision.tv", a fim de combinar o negócio. Respondi-lhe cerca de oito dias depois mas a resposta dele foi-me dade no dia a seguir, perguntando num português englesado se tinha sempre sido meu e o preço minimo. Na resposta, falei num preço ligeiramente inferior, ao que ele respondeu de imediato que me pagava mais 250€ que era o que cobrava o Pay Pal, tudo isto num português macarronico, polvilhado com inglês, que em alguns casos não dá para perceber o que se pretende muito parecido com o comentário anterior. Quando a esmola é grande o pobre desconfia e assim resolvi responder à antiga portuguesa, dizendo que só havia uma maneira de negociar, com o método das p..." dinheiro na mão rabo no chão. Como devem calcular foi remédio santo. Se ele era português ou Inglês, não sei o que é certo é que nunca mais obtive resposta.

    ResponderExcluir
  109. Olá!
    Parece que "flpmartins50@gmail.com" ainda continua em atividade.
    acabou de me enviar um SMS do num 00147 829 221 31

    ResponderExcluir
  110. Boas,

    Tenho móveis à venda no OLX e estou a receber um contacto muito semelhante a alguns aqui descritos.

    O contacto começou por ser por sms deste número: +61447100304 e a perguntar se ainda tinha a mobília disponível para venda e para contactar para o teresarodiguez66@gmail.com.

    Respondi que estava disponível e pediram-me para fazer um preço por toda.

    Comecei a achar a 'esmola' grande e ao pesquisar encontrei este blog com estas mensagens, algumas muito semelhantes ao que me está a acontecer a mim.

    Certamente trata-se de fraude.

    Como conseguimos denunciar isto?!

    _ana

    ResponderExcluir
  111. Faltou só dizer qual o nome e email de contacto que usaram comigo.

    Nome - teresa rodiguez

    Email - teresarodiguez66@gmail.com



    _ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia malta,

      ainda bem que está aqui este post,

      ontem pus uns moveis à venda e recebi o mesmo tipo de correpondencia dessa teresa rodiguez. Aquilo cheirou-me a esturro, ainda bem que vim ver.

      Obrigado a todos!

      Excluir
  112. É tão bom termos alguém tão disposto a pagar pelas nossas coisinhas à venda que quase nos iludimos que estamos cheios de sorte, não é? A história repetiu-se comigo: móveis à venda no OLX, um 1º contato por sms com indicativo dos Estados Unidos, um nome Michelle Casanova, um português à Google e uma insistência incrível em pagar através de Paypal!!! Mas porquê? Algum testemunho que saiba? Aumentar os registos do Paypal? Assaltar as casas???

    ResponderExcluir
  113. A minha historia é um pouco diferente. Vendo portatil usado, todo revisado, entrego em maos, cliente vai embora satisfeito. Quase 2 meses depois nao pára de me ligar porque o o portatil está avariado e quer o dinheiro de volta! Já vendi outras coisas eletronicas tudo a funcionar e nunca tive problemas. O PC tinha de facto algum uso e marcas de uso. Mostrei tudo, disse que tinha a bateria viciada e mostrei todas as marcas. Baixei o preço e ele acedeu a comprar e pagou na hora e foi á vidinha dele. Ambos satisfeitos. E agora? Já tive um azar parecido com um telemóvel e tive de o gramar pois avariou 15 dias depois de o comprar. Não chateei ninguem pois já sei que nestas coisas nao há garantias de nada, principalmente se está a funcionar. É do género, ontem estava bem e hoje estou constipado. Ando danado com isto, pois nunca tive problemas nas minhas vendas, sou muito honesto e aponto todos os defeitos e agora é isto.

    ResponderExcluir
  114. António José Silva Teixeira16 de março de 2015 às 01:58

    Boas,

    O mesmo aconteceu a uns dias com uma colega, que queria vender um armario, minha começando por receber uma mensagem de texto a perguntar se ainda tinha a mobilia para venda. e ela respondeu depois passando os e-mails para mim para eu responder pois entendo melhor inglês e tudo me pareceu legítimo até ao momento em que ela diz que faz o pagamento e a conta paypal está vazia xD após isso a pessoa mandou cancelar tudo e apagar a conta e o mais engraçado é que 24 horas após eliminar a conta recebo um e-mail do "PayPal" a dizer que vão ser tomadas medidas legais e que já informaram o FBI e a Interpol que eu não cumpri com um pagamento xD A pessoa ainda utiliza o e-mail "abolas23@gmail.com" mas neste caso usou o nome "Maria Garza"

    ResponderExcluir
  115. Cá está um exemplo de como operam.


    abolas23@gmail.com

    Hello ,
    Thanks for your response.I'm satisfied with the condition and Agree with the price,I need to let you know that my shipping agent will be coming for the pick up as soon as the payment has been complete and approved by PayPal and the shipping agent will be the ones to help me handle all other necessary details to complete the deal when they get to your home address for the pick up. .so i'll be buying the merchandise without seeing it, i'll arrange the pick-up of the merchandise with a Private Courier Service as soon as you get your payment and if you don't have an account with paypal, its pretty easy, safe and secured to open one. Just log on to www.paypal.com, I need you to provide the following details so that i can proceed with the Payment...

    Your PayPal e-Mail Address :
    Your Full Name:
    Your Mobile Number :
    Pick Address

    Soon as i make the payment and you get the funds, the Courier Service will come for the pick up at your home at your convenient time.

    Have a nice day.

    Cheers.

    ResponderExcluir
  116. Cuidado, com o Paypal se os envios não forem feitos com registo, é fácil roubar alguém. O comprador faz a compra e paga, o vendedor faz o envio. Se não houver registo desse envio e uma prova de como o artigo foi levantado, o comprador faz queixa ao Paypal de como não recebeu o artigo e o vendedor é obrigado a devolver o dinheiro. Eu faço vendas por Paypal, mas o envio tem que ser com registo. Se o comprador quiser envio normal, eu não vendo. Espero que tenham compreendido o que eu quis dizer. É muito seguro fazer compras e vendas por Paypal, mas exigam sempre envios com registro para depois terem uma prova de como o artigo foi levantado.

    ResponderExcluir
  117. Alguém já recebeu o contacto deste email: mgmartins001@gmail.com ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boas,

      sim, esta semana fui contatado por esse mail e utiliza o mesmo esquema dos outros mails a cima referidos.... é burla

      Excluir
  118. Boa noite!
    Queria deixar o alerta para eventuais contactos através do email mirabeldckb@hotmail.com
    Trata-se de mais uma fraude do género das já apresentadas. Contacto estabelecido num português muito traduzido, pressão para entrega dos produtos, envio de email estranho com comprovativo de pré-pagamento e afins.

    ResponderExcluir
  119. boas,

    esta aqui o site com alguns mails que estão a utilizar no OLX para burla:
    http://intax-contabilidade.blogspot.pt/2015/03/fraudes-nas-vendas-em-classificados.html

    ResponderExcluir
  120. boas tardes, comigo esta a passar de o mesmo com uma mota que tenho a venda, o folano diz que ja fez o pagamento no paypal mas eu ainda nao vi nada ...
    o mail e este: Desmond Alan Lukas [lukasfurniture009@gmail.com].....
    imaginem agora a morada!!!
    Name: Adigun Olaoluwa
    Address: 7, Stadium Rd
    State: Oyo State
    City : Ogbomosho
    Zip Code: 23438
    Country: Nigeria.

    pois e meus amigos e meio mundo a roubar outro meio

    ResponderExcluir
  121. Email duma tal de Maryna Skliut

    maryna@engskliut.net



    "Thanks for the response,I'm satisfied with the condition of the Items.And i will take the item for 3,756EUR including PayPal Sub charges since i am interested in the immediate purchase.I just moved to the United Kingdom,where this is needed and i will be making use of a shipping company to have this pick up from you and have it delivered to me.Further arrangements will be made with you in regards to the pick up once i have paid you.I would appreciate if you email me with more pictures (if available) too since i won't be be able to see this in person,So do get back to me with the details below so that i could proceed with the payment:

    Name:
    PayPal Email address
    Cell Phone No:

    i will go ahead with the payment through PayPal and if you don't have an account with paypal, you can just visit, www.paypal.com and sign up for an account with your e-mail.

    Kindly get back to me as soon as possible so that we could finalize this transaction.

    I wait to read from you soon"


    Cheirou logo a esturro por estar a oferecer mais do que o pedido mas depois de ler todos estes comentários fiquei com a certeza que é burla

    Todo o cuidado é pouco

    ResponderExcluir
  122. Se alguém quiser aber a localização fisica de alguém ou entidade, clique com o botão direito e, estude "inspecionar elemento" e "vêr código fonte", leva algum tempo a descobrir, mas vai-se encontrar as coordenadas donde está a ser divulgada.

    ResponderExcluir
  123. Bom dia,
    Hoje fui eu... parece que a pessoa não se cansa.
    Já respondi a dizer k não tenho interesse em negociar com a pessoa
    Vamos ver se para por aqui
    Ainda bem k há pessoas k têm a iniciativa de divulgar
    Temos de estar de olhos bem abertos

    ResponderExcluir
  124. Por acaso essa Maria Garza cheirou-me a esturro...é burla sim.
    Mas é sempre bom fazer uma pesquisa pela net

    ResponderExcluir
  125. Olá Pessoal mto cuidado!!! ia sendo burlada por este email Maria Garza , enviaram sms para o meu tlm a dizer que tinha visto uns moveis no OLX e queriam os moveis, depois para eu criar uma conta paypal, mas era fraude. Muito cuidado! Boas compras! Raquel

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua teoria! ;)