segunda-feira, 6 de maio de 2013

Foi há 10 anos....

Sim, foi já há uma década que vesti o traje pela primeira vez. Ainda me lembro do cheiro dele, novinho em folha, da goma das camisas, dos sapatos apertados, da capa pesada, da minha companheira de faculdade a dar-me o nó da gravata. Ainda me lembro do orgulho que senti ao envergar a fatiota; orgulho em mim, por ter trilhado sempre um caminho de estudo e esforço e ser já semi-adulta, uma verdadeira estudante universitária, quase não caloira, trajada a rigor. Ainda me lembro do restaurante do jantar de curso da minha primeira serenata, aliás, o mesmo durante os 4 anos. Lembro-me de como o vinho era terrorificamente mau, mas sabia tão bem......"ÁFERREÁ!", "um brinde aos caloiros!", e vamos correr senão já não apanhamos lugar na Serenata.

Foram 4 anos de Queima das Fitas, aquela semana em que éramos autênticos morcegos, chegar a casa de manhã para sair no jantar da noite seguinte em casa desta e daquela, naquele tasco ou no outro. Era só rir, celebrar, falar com toda a gente e mais alguma, aproveitar todas as festividades, desde a garraiada, até ao cortejo, baile de gala, tudo! Sempre com orgulho no nosso traje, na nossa Coimbra.

Por isto tudo é que fiquei tão chocada com o que aconteceu no Porto. Ao que parece foi um "ajuste de contas" com o chefe da segurança da Queima (que nem se encontrava no local) e quem foi atingido foi o estudante de 24 anos que faleceu. O rapaz que nem tinha nada a ver com o assunto, que estava ali a ajudar à organização da sua Queima, perdeu a vida de uma forma trágica. Mas quem é que aproveita uma festa de estudantes para um ajuste de contas?!?? Só espero que apanhem esses filhos da mãe e os façam sofrer. E muito.

Quanto à organização, não sei se a Queima do Porto não deveria ter sido suspensa. Afinal de contas o rapaz era da organização (ao que consta), um estudante da Academia que foi assassinado. Mas enfim, eram muitos milhões em jogo. E muitos finalistas sem as suas noites do parque....

Coimbra - a Cabra

4 comentários:

  1. Nunca fui a uma queima a Coimbra, mas acho que teria adorado se fosse. E também acho que só em Coimbra faz sentido este tipo de tradições. Por isso mesmo, não quis trajar, nem fazer benção. São coisas que não têm nada a ver comigo e que achei que em Lisboa não tinham grande graça. Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Nunca liguei a essas tradições académicas, mas acho-as bem bonitas.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua teoria! ;)