quinta-feira, 14 de maio de 2015

27 anos = estás acabada pra vida

Ontem contaram-me uma coisa que me fez passar dos carretos (adoro esta expressão ehehe): uma rapariga conhecida minha foi despedida da loja onde trabalhava há quase 10 anos, simplesmente porque.....tem mais do que 27 anos. Oi?!? disse eu, completamente incrédula e estupefacta. Pois. Política nova da empresa: todas as funcionárias com mais de 27 anos foram mandadas embora. A rapariga em questão tinha 32. Não foi despedida por conduta imprópria ou por ter queimado uma peça de roupa ou maltratado um cliente....simplesmente tem mais de 27 anos.

A sério, acham isto normal? Fiquei mesmo revoltada. E o tribunal do trabalho? perguntei eu, ao que me disseram de que de nada adiantava. E a experiência profissional, não conta para nada? E onde foram buscar os 27, algum estudo de mercado que diga que as funcionárias com menos de 27 anos, 3 meses e 4 dias, vendem mais que as outras? Sinceramente acho que isto devia ser divulgado na comunicação social. Discriminação ao mais alto nível. E de uma loja portuguesa e bem conhecida da nossa praça. Enfim, que vergonha de país.



Ósculinhos vergonha!


11 comentários:

  1. Não acho isto nada normal... parece-me quase uma desculpa esfarrapada e sem sentido.
    Enfim, ela ainda é jovem, se tudo correr bem, ela encontrará um lugar melhor.

    ResponderExcluir
  2. uau. descriminação autêntica. isso não é anti-constitucional?

    ResponderExcluir
  3. Há quase 10 anos atrás fui retirada de determinada função de atendimento ao público, por estar velha, tinha na altura 36 anos. Nada que me surpreenda portanto. Infelizmente. Não serve de desculpa, mas estou convencida que é uma realidade que não se aplica só ao nosso país. Hoje com 45 sou olhada pelas miúdas de 20 como se fizesse já parte da 3ª idade na empresa. E a minha experiência de 25 anos de trabalho?! Não interessa nada, elas com 20 já sabem tudo e olham as mais velhas com desprezo.

    ResponderExcluir
  4. Mas como podem despedir alguém pela idade???? Depois como justificam a contratação de outra pessoa para aquele posto de trabalho?
    Eu acredito que é inconstitucional, deviam chamar o ACT e ir para o Tribunal de Trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente nem sei o que comentar! Estou estupefacta...

    ResponderExcluir
  6. Isto está tudo cada vez mais precário.

    ResponderExcluir
  7. Olha, conheço bem a realidade do direito do trabalho porque sou jurista nessa área e posso dizer-te que se foi esse o motivo verdadeiro e ela o conseguir provar, só tem a ganhar...

    ResponderExcluir
  8. Inacreditável, hoje em dia tudo se descarta com uma pinta do caraças!!!
    Enfim, e descobri portanto hoje que estou velha e acabada! ;)

    1beijo,
    http://umblogsoparamim.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Inacreditável, hoje em dia tudo se descarta com uma pinta do caraças!
    E vá, descobri hoje então que já estou velha. ;)

    1beijo,
    http://umblogsoparamim.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Se foi mesmo essa a razão que invocaram para o despedimento, acho que o tribunal de trabalho pode fazer alguma coisa. Isso é discriminação! E uma vergonha, sim.

    ResponderExcluir
  11. Uma vergonha. Já reparei que certas lojas só aceitam pessoas muito jovens, não se vê lá pessoas com cara de trintas e picos. Até parece que somos velhas e incapacitadas. Apesar de não ser novidade, fico sempre chocada com estes casos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua teoria! ;)