terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Eu vi The Handmad's Tale....e tenho coisas a dizer

Há dias acabei a segunda temporada desta tão falada serie. E nem sei por onde começar. Para quem nunca viu, a serie passa-se numa América tomada por extremistas, e dá pelo nome de Gilead. Tudo acontece num tempo em que as crianças são cada vez menos, porque as pessoas não conseguem ter filhos. pensa-se que devido à poluição, alterações climáticas, pesticidas, tóxicos e etc. Um grupo de iluminados criou então uma ideia de um mundo concebido à imagem da bíblia e deus-nosso-senhore, em que as mulheres são apenas donas de casa, sem direito sequer a ler, em que existem as criadas, as tias (mulheres que "educam" todos os grupos), os "olhos" que vigiam todos os grupos, os comandantes (bosses) e os soldados que aplicam as sanções. E claro, as Handmad's, traduzeindo, as servas. estas são mulheres que já tiveram filhos e que servem Gilead com o propósito de trazerem bebés ao mundo para os comandantes e suas esposas. Creepy, certo?
Estes fanáticos aplicam frases da bíblia para tudo o que é mau: matarem homossexuais, cortarem dedos às mulheres que lêem, violarem as handmad's e etc. Não posso contar tudo senão perde a piada de verem.
O certo é que a serie não tem mesmo é piada nenhuma. Houve alturas em que me senti mesmo nauseada com algumas cenas, de extrema violência tanto física, mas sobretudo psicológica. No entanto, o que mais me fez pensar foi sobre a grande questão desta história: poderá isto alguma vez acontecer na realidade? Na serie, é assustador ver como tudo foi acontecendo até chegar a Gilead; um grupo de pessoas com uma ideia que se foi desenvolvendo, juntando mais pessoas, umas desesperadas, outras simplesmente fanáticas, uma tomada de posse silenciosa e sorrateira, até eles mandarem naquilo tudo e o mundo ser completamente diferente do atual. Não vejo isso impossível de acontecer. Ainda para mais com a conjuntura atual, grupos extremistas a ganharem eleições, fronteiras fechadas, pessoas com ideias racistas e xenófobas a revelarem-se cada vez mais. É triste que as pessoas se esqueçam da história mundial, do holocausto, nazismo, guerras. É triste que sejam educados para odiar e não para amar. Como mãe, tenho tanto medo, medo de não conseguir passar esses valores para os meus filhos, solidariedade, compreensão, amor, bondade, tolerância. 
Mas voltando à serie, se estão com curiosidade, vejam. Os atores são excelentes, a fotografia. Mas preparem-se para o murro no estômago.


Ósculinhos agora-não-compro-vestidos-com-botões-porque-me-faz-lembrar-a-maldita-serie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua teoria! ;)