domingo, 28 de outubro de 2012

A resposta na "ponta da língua"

Há pouco fui cafezar com uma amiga e contei-lhe uma cena bastante desagradável que se passou comigo na semana passada. Até fiquei nervosa a recordar-me. Ora, há uns dias atrás, fui tratada como se fosse criada de alguém; aliás, falaram comigo num tom arrogante, ríspido e extremamente mal educado (na minha opinião), isto sem eu ter culpa alguma. Fiquei fula, claro, e desliguei o telefone antes que mandasse o senhor cagar à vinha. O facto é que depois fiquei mesmo inquieta a pensar naquilo que devia ter dito e não disse. Isto acontece-vos??? A mim acontece-me algumas vezes, infelizmente. As pessoas dizem coisas que me deixam completamente estupefacta naquela determinada altura, tanto que nem sei se hei-de rir, por pensar que só pode ser piada alguém dizer-me certas barbaridades, se fique parva a olhar, se responda, se vire costas. A maioria das vezes fico de boa aberta e a resposta fica, pois, por dar. E só depois é que penso no que devia ter dito e não disse, e fico extremamente piursa e chateada comigo própria, e só me dá vontade de voltar atrás no tempo e dizer tudo tudinho.

Acho que com o tempo vamos aprendendo e afinando as nossas respostas, de forma a que estas fiquem "na ponta da língua". Sei isto porque quando penso na Ana de há 6 anos atrás, acabadinha de sair da faculdade, acho-a muito ingénua comparada com a Ana de hoje. Vamos aprendendo com os erros e com as atitudes parvas de gente que nos faz pensar que devemos ser mais rijos. Depois, penso que há pessoas neste mundo que são completamente sem noção, a falar, a tratar os outros. Penso naquele senhor que me tratou assim, que ele devia estar a ter um mau dia e descarregou em mim. Ou então é mesmo assim, arrogante e insensível, talvez por muitas pessoas o terem mal tratado ao longo da sua vida profissional (e pessoal talvez). Depois penso que posso um dia acabar como ele, se muitas pessoas me destratarem. E depois penso que não quero, quero continuar a ser a pessoa educada e com kilos de paciência (que se vão esgotando de dia para dia, é certo) que considero que sou.

Enfim, 3 conclusões: a primeira é que não devemos deixar que estas merdas nos afectem. Segundo, não devemos deixar nada por dizer, mas dizê-lo de forma educada. E a 3a é que penso muito! (e sou deveras inteligente, como sabéis!!)
Por isto tudo, vou só ali comer um crepe de chocolate do pingo doce e já volto (são maravilhoooooososss!!!)

Ósculinhos pensadores!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua teoria! ;)