terça-feira, 27 de novembro de 2012

Empreender, Inovar, Empreender!!!!

Alguém por aí viu ontem o "Momentos de mudança" na Sic? Costumo ver esta serie documental e é muito muito boa. Ontem foi sobre um tema tão em voga nos dias de hoje, o empreendedorismo. Na minha pós-graduação levei uma lavagem cerebral de empreendedorismo e inovação e etc. Definições, técnicas, perfis, condutas. Toda a gente fala do empreender, em como a crise pode (e deve) despertar ideias, projectos, lançar negócios. Isto pode ser verdade, mas a verdade também é que só vemos empresas a falir à nossa volta; a verdade é que as pessoas não têm dinheiro para investir, comprar, consumir, e o negócio, por melhor que seja, pode não ter capital para ir adiante. Outra verdade, e mais importante, é que não podemos simplesmente ficar de braços cruzados a ver a vida e os nossos sonhos a passar por nós.

O Miguel Gonçalves foi o empreendedor de serviço na reportagem. E que empreendedor! Todo ele é movimento, vida, ideias, o "ir mais além". Adorei a atitude dele. Acredito que certas pessoas têm um perfil empreendedor mais "aguçado" do que outras; vemos isto pela sua personalidade, se são activas, se têm a cabeça a fervilhar de ideias, se gostam de melhorar as pequenas coisas, se são interessados por tudo o que é novo e diferente. No entanto, qualquer um de nós pode inovar, pode abrir os seus horizontes e concretizar algo novo, só precisamos de estar abertos a este pensar.


Muito se fala em inovação em empreendedorismo por estes dias, muito devido à crise e a este "momento de mudança". O empreendedorismo pode dar impulso aos nossos jovens, à nossa nação, pode ser o que nos impede de bater no fundo. Pretende-se que quem não tem trabalho consiga "fazer" a sua ocupação com uma ideia inovadora; pretende-se que jovens tentem inovar nas empresas, nos negócios, nas ideias. Para projectar a economia e o nosso país. Pretende-se que não fiquemos à espera que as coisas caiam do céu e mãos à obra! Fazer por nós e pelos nossos objectivos! Mas o empreendedorismo não é só para estes, é para todos nós. Até aqueles que têm um trabalho minimamente estável e mais rotineiro têm de tentar inovar no dia-a-dia, tentar sempre mais e melhor e diferente e novo. Penso que se todos nós tivermos este pensamento, quer a nível profissional quer pessoal, podemos fazer de nós pessoas mais felizes e realizadas, e do nosso Portugal um país melhor, mais moderno e com espírito de luta e inovação!

Vejam o "Momentos de mudança" aqui (cliquem que vale mesmo a pena!)

Ósculinhos empreendedores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua teoria! ;)