quarta-feira, 8 de maio de 2013

Do Dia da Mãe

Domingo foi Dia da Mãe. Facebook, blogues, instagram, tudo inundado de declarações às mães. Eu não fui excepção claro, mas em qualquer dia faço um miminho à minha mãe, seja público ou privado. E é assim que deve ser, não? Todos os dias devem ser dia da mãe, dia dos namorados, dia do pai, dia da criança. Todos os dias devemos mostrar o amor que sentimos pelos nossos!

Mas voltando ao assunto Mãe, a verdade é que ainda me sinto mais filha do que mãe e acho que enquanto for muito assim não vou deixar o King plantar cá a sua semente. Claro que quero muito ser mãe um dia, poder transmitir todos os valores que a minha mãe me transmitiu, ensinar, educar, mostrar as coisas boas da vida (queima das fitas só aos 20!), ensinar a apreciar a beleza de uma música, de uma paisagem. Mas sei que ser mãe não é, de todo, um mar de rosas - são as preocupações, são as gripes, são as quedas, são as más companhias, são as desilusões com as amizades e os amores, são os berros porque não deixamos ir a festivais (cof cof), são os "és uma chata mãe!", são os "anda já pra casa!". E sei isto tudo porque eu sou uma filha com tudo a que tenho direito - tive muiiiiita maleita, desde sarampo até desmaios sem se saber porquê, passando por óculos, botas ortopédicas, aparelho nos dentes; dei cabo da cabeça da mãe na minha adolescência um pouco rebelde, com vontade de ir a todos os lados e mais alguns, sair à noite e pensar que sabia tudo sobre tudo (enfim, a adolescência é tramada). Claro que isto se traduzia em discussões intermináveis com a progenitora a quem gabo a paciência e a quem (agora) reconheço a certeza em muitas coisas - afinal de contas, as mães têm sempre razão!

E hoje, mais adulta, sei o porquê de ela na altura não me ter deixado fazer certas coisas ou de me ter chateado de morte, percebo o porquê da sua preocupação e de tudo. Neste momento da minha vida, em que sou muito filha, mas já a pensar num futuro em que quero ser mãe, compreendo muito melhor a minha. E parece que a amo e admiro ainda mais. Obrigada por tudo mami, adooooooooooorooooooooooo-te daqui até infinitos!


Um comentário:

Obrigada pela sua teoria! ;)