sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O início da aventura #gravidez!....1º trimestre

Descobri que estava grávida em meados de Maio. O meu ciclo andava completamente desregulado e não queria fazer o teste porque achava que ainda não ia ser naquele mês. No entanto, as minhas boobs não paravam de dar sinal. Não conseguia usar os meus soutiens, elas doíam-me como tudo, inclusive a dormir.....estavam inchadas e doridas, mas pensei "é do período" e lá andava na minha vidinha. O marido não achou normal estas dores de 2 semanas e praticamente obrigou-me a fazer o teste. Quando vi a 2a risquinha a formar-se, gritei por ele e foi a loucura total. Ficamos super felizes, eu só saltava e ele dizia "não saltes, não saltes", enfim a felicidade extrema de quem se ama e quer muito iniciar uma família. Confesso que nunca senti tantos mixed feelings; se por um lado estava super feliz, por outro acho que nunca senti tanto medo. É uma coisa que não sei explicar, parece que de repente sentimos um amor avassalador por alguém que ainda nem conhecemos, e por outro é um medo terrífico de que algo corra mal, de não estarmos à altura, da mudança de vida.

Depois das risquinhas obtidas parecia que andava num mundo irreal. Não podia dizer a muita gente, uma vez que convém esperar pelas 12 semanas, não notava qualquer mudança no corpo a não ser as dores e consequente insuflamento de minhas marufas, os dias passavam normalmente mas sem serem normais. Cada vez que pensava "estou grávida", caia-me a ficha e voltava a sentir aquele mix intenso e poderoso "ai que medo, ai que amor, ai que medo". Cada vez que verbalizava este "estou grávida" sentia um baque, de alegria e a-tua-vida-vai-mudar-para-sempre e acho mesmo que era capaz de ficar com cara de tola, em vez de felicidade intensa como é de esperar. Claro que contei à família e amigos mais próximos, mas não queria dizer no trabalho nem espalhar a muita gente, com receio que alguma coisa corresse mal. Comecei então a verbalizar mais para me adaptar à ideia que estava grávida (gozem gozem!). E mais, queria dizer a toda a gente, mas não poder era tramado. Parecia que se não dissesse, não era real, entendem? Comecei por dizer às senhoras dos restaurantes. "a carne tem de ser bem passada" dizia eu, "é que estou grávida", smile. Nas lojas de roupa "fica um bocadinho larga", e eu dizia "ah não faz mal, é que estou grávida e a barriga vai crescer", double smile. E tudo me sorria e me dava os parabéns. E eu ficava ainda mais feliz.

No entanto, acho que esta felicidade que ia aumentando cada vez mais, não se notava no meu aspecto. A minha mãe dizia que eu não parecia nada contente por estar grávida, ao que eu lhe respondia "ó mãe, tenho SONO!!!!". Sim, a sonolência extrema atacou-me de tal maneira que só me apetecia dormir a toda a hora. Levantar-me de manhã era uma tortura e quando chegava a casa aterrava logo no sofá. Sestas de 20min? Era doce, ficava a dormir 1 hora e tal, às vezes duas. As minhas boas intenções de caminhar e tal iam todas por água abaixo, uma vez que só queria dormir, dormir e dormir. À noite, tinha insónias. Acordava várias e diversas vezes para urinar. Andava com umas olheiras terríficas, o meu cabelo parecia baço e fraquinho. Na semana em que vi as risquinhas cortei-o pelos ombros. Arrependi-me um bocadinho. Ficou mais forte mas não adorei o novo look. Mesmo assim simbolizou uma nova etapa. A juntar às olheiras, cabelo parvo, cansaço e sono, mais as náuseas ligeiras (felizmente não tive muitos enjoos), sentia-me feia. Toda a gente me dizia que andava com ar cansado, ninguém sabia do meu estado de graça, o meu rabo alargou logo ao 2º mês e as calças iam deixando de servir. O primeiro trimestre é mesmo tramado!!!

Felizmente este turbilhão de emoções já passou e o 2º semestre é bem bem melhor. A única coisa que não se alterou foi a minha sensibilidade emocional. Sim, sou uma chorona crónica. Choro por tudo e por nada, músicas românticas no rádio, filmes, series, noticias tristes, uma palavra menos boa.....acho que quem me vê a chorar sozinha no carro feita madalena, a vir das compras, deve pensar que sou maluquinha de arroios. Mas não senhores, sou apenas uma grávida tá!


Este mega testamento foi só uma amostra do que tenho para partilhar convosco....vou tentar ser mais sucinta pa próxima!eheh

ósculinhos pregnant gaja!

2 comentários:

  1. Adoro estes relatos : )
    É bom ver que os papis estão felizes : )
    BEIJINHO e venham de lá os testamentos :)

    ResponderExcluir
  2. Apesar de todo esse turbilhão de emoções e outras coisas mais que decorrem de uma gravidez, é maravilhoso estar grávida! Eu já tenho saudades! Aproveita bem esta fase da tua vida!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua teoria! ;)