terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Lizzy, a super doggy

Para quem me conhece, esta história já não é novidade. Esta é a história de vida da cadela mais resistente do universo e arredores. Esta é a história da minha cadela (txãtxãtxãtxããã).
A minha cadela é natural de Penude, concelho de Lamego. Foi raptada com apenas 8 dias de vida, privada do leitinho quente das bogas de sua mãe doggy. Um rapto em penude até seria compreensível se se tratasse de um cão com pedigree, descendente de um visconde-cão oriundo do Alaska ou assim, mas a minha cadela é, digamos, QUASE o cão mais feio do mundo. Rafeira, com pelo nada brilhante, um misto preto/branco/cinzento e mai não sei, olhos tipo berlinde, naquela altura mirradita quase nem andava, não percebo muito bem pk a foram raptar, sinceramente. Mas adiante, os donos lá conseguiram resgatá-la, lá vinha a bicha doente e às portas da morte “ai xenhora profexora tínhamos lá um cãozinho pra xi mas num xei xe xe xafa”, o certo é que lá arrebitou e veio parar ao meu humilde castelo. Ora passados uns tempitos, o canito começou com uns ataques mui estranhos, vai que revirava os olhos, batia com a cabeça, babava-se, uma festa. Andava metida na droiga pensais, mas não, foi diagnosticada Epilepsia. Bota luminaletas todos os dias de manhã e à noite “era só o que me faltava, um cão com uma doença crónica”. 2º Natal passado no palácio, Lizzy Maria (é o seu nome) decidiu órinar no chão da sala e o espanto (!), a órina era cor-de-rosa. Conclusão: a bicha havia profanado as maças decorativas da árvore, devorando o revestimento e deixando as bolinhas de esferovite (já agora, mais valia comer tudo, não?). Aparentemente aquilo era doce e a cutxa (prós avós) adora açúcar, desde xicolates a gomas, rebuçados, bolos and soion.
Desta também se safou a pikena. Adiante. Lá viveu mais uns anos com qualidade, muitas travessuras à menina, quase afogada pla je no rio, virada de cabeça pra baixo em brincadeiras, muitas orelhinhas puxadas mas isso faz parte né. Há cerca de um ano e meio, começou com muita tosse, a esganar-se toda aliás, parecia que lhe dava o stricofight todos os dias, toca dir ao vet again. Diagnóstico: edema agudo do pulmão, acompanhado de Insuficiência cardíaca gravíssima. Pouco tempo de vida, sofrimento atroz, “levem só estes comprimidos pk não vale a pena mais”. Análises: Triglicerídeos elevados, Colesterol elevado. E não se esqueçam que estamos a falar de uma simples cadela rafeira. Não se sabe bem como, mas lá se aguentou mais um mês e mais outro…até que um dia me pareceu ainda mais estranha. Tinha a boca assim…de lado. E um olho tapado pelo pêlo, sempre. Diagnóstico: trombose. Cega do olho direito. “Preparem-se para o pior…” passaram mais uns meses. Falta de ar esporádica que cura comendo as plantas todas da vizinha para de seguida as gregar. O cão do vizinho é atropelado e morre. A cadela da Sra. do lado tem uma doença e morre. O cachorrinho da ponta da rua morreu de repente. E a Lizzy??? A Lizzy tem um papo na barriga. Diagnóstico: Cancro da mama. “Não podemos operar pk é velhinha…não ia aguentar a anestesia”. Hum, pode ser que retroceda ou que morra entretanto. Meses. Aquilo a crescer. “Temos de operar já ou mandá-la abater”. Abater a nossa companheira de 14 anos? No way. Vai à faca. Foram precisas 4 pessoas a segurá-la para a conseguirem picar. É má como as cobras o raio da cutxa. Lá lhe tiraram aquela coisa monstruosa que já quase arrastava no chão, vou buscá-la e ela encontra-se num grunhido mix tipo sofrição e raiva, com um olhar de quem nos quer trucidar mas quando a ponho ao meu colo lá se acalma... “oh é tão fofinha”, bolas, o amor é mmo cego…(!) Lá veio ela com o soro pa casa, funil na cabeça e coletezinho, “os próximos 2 dias são cruciais”. Isto há +/- 3 meses atrás. Lizzy Maria from Penude? 14 anos de puro rafeirismo, ainda on fire. Mau hálito tipo fossa, bufas frequentes tipo nem sei descrever, roncopatia acentuada e continua tipo aqueles nossos doentes (lol), 2 mamocas pegadinhas uma à outra mais a cicatriz na barriga, um olho aberto outro fechado, boca torta, mas still ON FIRE. Ainda vai durar mais 14 anos, abadidon.

Ó pa ela!!!girezaaa :)

7 comentários:

  1. heheheeee:):):) Lizzie a resistente!!! ainda me lembro de ter ficado meia estupefacta qd me contaram que a veterinária disse para não comprarem a caixa toda dos comprimidos, que mais valia levar só alguns, pq ela não ia durar muito...já vai ha uns bons meses atrás! e do papo gigante que começava a roçar no chão que não dava pa operar! tb já há uns meses atras! é mesmo uma resistente essa gireza! e tb me lembro que o aquecedor da sala é só pra ela, lollll... aí de quem se meter à frente que ela fica logo a olhar de lado...loool
    EMag

    ResponderExcluir
  2. Escangualhei-me a rir...!Lolao!
    Obrigado por animares o meu começo de semana! Um bem haja!
    Beijufas!

    :p

    ResponderExcluir
  3. Eh, fix teres curtido!!:) vai passando por cá!beijinho

    ResponderExcluir
  4. É inevitável hoje estares tristita... mas a Lizzie foi feliz pq era parte da família! Ela viu-te crescer:) Tinha que "levar com" a filha da Dona todo o santo dia, lá isso é verdade, mas ha coisas bem piores..lol brincadeirinha:P
    EMag

    ResponderExcluir
  5. Só tu para transformares a triste sina de uma cadela numa comédia!!AnaS

    ResponderExcluir
  6. Mas realmente mais parece!!com tanta maleita...lol infelizmente a mnha lizzy não durou mais 14 anos:( ficam as boas recordações!!!e este post para a lembrar:)

    ResponderExcluir
  7. Acho que a pobre cadela não quis foi aturar-te outros 14 anos... Testemunho impressionante... Verdadeira prova de vida e que tudo vale a pena.. até ao fim... :)

    Paz e descanso à sua alma!

    Bjokas
    RUI

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua teoria! ;)