sexta-feira, 15 de março de 2013

Dia Mundial do Sono

Ora pois, não podia deixar passar este dia em branco. Não só porque o soninho é essencial à nossa saúde e bem estar, como também porque trabalho nesta área (e adoro o que faço!).


Todos sabemos que dormir horas de sono suficientes (+/- 8 nos adultos) e com qualidade, é fundamental para nos sentirmos bem, com vitalidade, atenção, energia, bem dispostos. Acho que toda a gente sabe o que é passar um dia cheio de sono, em que só nos apetece fechar os olhinhos por uns segundos e encostar a cabecinha. Quem é que nunca teve sono a conduzir?!? Pois, aí é que está o graaaaande problema. Muitos acidentes de viação são causados pela sonolência extrema ao volante. E essa sonolência pode ser provocada por uma serie de patologias associadas ao sono e também (a maior parte das vezes), por maus hábitos de sono.
Muitas pessoas têm aquele viciozinho que sabe tãaaaooooo bem, mas faz tão mal.....que é? Dormir no sofá depois de jantar!!! ah pois, ali ficam regalados, e a seguir computador, mails, facebooks e afins e caminha que é bom...só lá pra uma da manhã. Tá mali mali. Mas a Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono (APCMS) ajuda:


Conseguem visualizar a coisa? (aqui) Ora bons hábitos de sono passam por jantar cedo e uma comidinha leve (francesinha antes de dormir, no way!), caminha só para dormir e sexar, nada de estudos e afins; evitar café, chá, chocolates, tabaco, antes de dormir; e, fundamental, hábitos de sono regulares (deitar e acordar à mesma hora). Pois eu que apregoo estes bons hábitos, começo logo a errar grandemente no último, uma vez que o meu sono é desregulado pelos turnos que faço. Turnos esses a tratar do soninho dos outros (mas com muito prazer!)

Entretanto muito se fala da Síndrome de Apneia do Sono (referida acima). Acho que quase todos conhecemos alguém com apneia do sono, tio, primo, vizinho, whatever! Posso dizer-vos que é uma patologia que condiciona a vida da pessoa devido à tal sonolência diurna excessiva de que sofrem, e que quando tratada puff!, a pessoa quase que renasce pra vida. É verdade! O diagnóstico é feito através deste exame, que não dói nada e é realizado por uma técnica(o) muito simpática, bonita e competente, com toda a certeza (ehehe). Um exame onde só é preciso dormir, digam lá se há melhor? ;)

Se tiverem paciência ou quiserem saber um pouco mais sobre o assunto, é favor espreitar o vídeozinho abaixo


Aproveitem este fim-de-semana para pôr o soninho em dia e dar muitos muitos ronquinhos!!! Porque dormir é um dos maiores prazeres desta vida! (pra mim está no TOP 5!!!)

Ósculinhos dorminhocos!

6 comentários:

  1. Combinado n saia tao bem se é k me entendes?!:-P :-*

    ResponderExcluir
  2. O soninho é Top 5 mesmo!!! Para quem trabalha nisto o lema é: façam o que eu digo e não o que eu faço :) Mas apesar de tudo continua a valer a pena pk quando nós perdermos uma noite, há alguém que "renasce para a vida" e acorda com aquela cara de "O QUÈ QUE ME ACONTECEU!!!! PARECE QUE DORMI UM SÉCULO LOLOL" :D

    ResponderExcluir
  3. Prezo bastante as minhas horas de sono. Conto-as sempre antes de dormir, e fico muito irritada quando sei que não chego às 8. Para mim faz toda a diferença. Não sou NADA daquelas pessoas que "ah 5 horinhas de sono para mim são mais que suficiente". Não sou eu sem as minhas 8 horas bem dormidas.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma dorminhoca, preciso de 8 ou 9 horas para me sentir revigorada.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou daquelas que tem mesmo de dormir certas horas, caso contrário, temos o caldo entornado. E é que se dormir mal, não terei um dia fácil de certeza. O M. já tem muito respeito pelo meu sono lol... e tb resmunga imenso com ele, isto porque não consigo estar no sofá e não adormecer a partir de certa hora. Eu nem consigo perceber aquelas pessoas que só dormem 4/5 horas todos os dias e estão sempre bem.

    ResponderExcluir
  6. Em relação ao sono... Eu tenho sempre olheiras gigantes, quer durma bem, quer durma mal... É verdade que elas se acentuam horrivelmente imenso quando durmo mal, mas como poderia resolver isso? Que influência tem o sono nas olheiras? Ou o que é que elas dizem acerca do meu sono?

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua teoria! ;)