quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O Inferno de Dan Brown

Depois de tanto secretismo à volta do novo livro de Dan Brown, Inferno, o dito cujo lá saiu no passado mês. Os tradutores do livro passaram dias fechados numa cave, sem poderem contactar com o exterior, com a internet bloqueada e os telemóveis apreendidos, de maneira a que não houvesse qualquer fuga de informação acerca do livro. Sinceramente achei a coisa um pouco exagerada, mas com todas as tecnologias de hoje, não admira que os autores se preocupem - afinal, podem, num piscar de olhos, ver o seu livro na net a custo zero.
Mas adiante, poucos dias depois de estar nas bancas, comprei-o para o King. Como ele é um noibinho super-ri-fofo, deixou-me ler primeiro. A acção passa-se maioritariamente em Florença, cidade que já tive a sorte de visitar e que adorei; foi giro "rever" as catedrais, as praças, as esculturas. Depois, o Dan leva-nos para Veneza (que adorava ir) e Istambul (também!!!), com as suas descrições fantásticas, o que só por si nos faz desejar visitar estas cidades. Obviamente que não vou contar a história, mas deixo um cheirinho: gira tudo à volta de uma ameaça biológica mortal para a humanidade, de teorias de sobre-população e das obras de Dante, nomeadamente "O Inferno", da "Divina Comédia". E mais não digo que não quero ser estraga-cenas!

Alguém por aí já leu? Ando desesperada à espera que o King acabe de ler, porque quero falar sobre o final do livro! E ainda não encontrei ninguém que já tivesse lido todo! Posso-vos dizer que gostei muito da história, mas detestei o fim. As últimas 50/100 páginas desiludiram-me..... por favor, leiam o livro para podermos dissertar sobre a coisa, vá lá :)


Por fim, acrescento que enquanto li o book, imaginei o filme todo na minha cabeça. E, claro, Tom Hanks aparece-me como Robert Langdon (o que seria de esperar né!) e a personagem feminina, Sienna, só via a....Sienna Miller!!! Pois não sei se é do nome ser igual, ou da actriz ser loira como a personagem, a verdade é que, na minha cabeça, a Sienna Miller era perfeita para este papel. A ver vamos quem será a escolhida....

Vá, quero opiniões!!!
Ósculinhos DanBrown!

3 comentários:

  1. Ótima a leitura de Dan Brown, e se vocês quiserem conhecer melhor sobre Robert Langdon... http://lounge.obviousmag.org/culturiar/2013/08/afinal-quem-e-robert-langdon.html

    ResponderExcluir
  2. Já li e confesso que achei algumas partes do livro um pouco chatas, e, como acho que o nosso grande escritor sempre quer polemizar com algo que tem haver com a sociedade, comparando "mal e impiedosamente" este livro como o " Código da Vinci" achei o livro um pouco fraco.
    De qualquer forma, interessantíssimo aprender mais sobre Dante e sua "Divina Comédia". É muito instigante quando Brown escreve sobre uma literatura muito conhecida, porém muito pouco utilizada, ele realmente foi espetacular realizando referencias ao grande Dante, e se o livro " A divina comédia" não fosse tão grande, eu juro que eu tentaria lê-lo novamente.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua teoria! ;)