sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dia do Médico

Hoje é o dia do Médico. Sim, muitas pessoas se queixam dos médicos. Que nunca chegam às consultas a horas, que deram comprimidos para a barriga quando era a cabeça que doía, que muitas vezes são frios e bláblá. Mas também muitas pessoas agradecem aos médicos, todos os dias. Para mim, uma das profissões mais nobres que existe e, infelizmente, cada vez menos reconhecida, quer monetariamente, quer pelas pessoas que várias vezes se queixam sem razão nem porquê. Os médicos não são deuses ou santos milagreiros capazes de curar tudo e todos; os médicos são humanos, pessoas com sentimentos, família, noites mal dormidas, humores variados, dúvidas e receios. Os médicos têm horários a cumprir, assim como o pessoal das finanças, dos correios, dos bancos. Não podem passar 24 sobre 24 horas no Hospital, têm de almoçar e jantar como qualquer pessoa, têm de ligar por vezes à família a saber se o filho está melhor da constipação. E os médicos não sabem tudo de tudo da medicina, é isso que as pessoas muitas vezes não compreendem. Acham que um Ortopedista tem de perceber tudo de Alzeihmer, que um Pneumologista tem de saber tratar um Cancro da Próstata e por aí adiante.

Os Médicos são pessoas que dão muito pela sua profissão. Vejo-os diariamente, nas consultas, nas urgências, nos internamentos, a sair tarde e más horas todos os dias, a atender telefonemas em catadupa, vai praqui e depois tem dir ali a correr, vamos ver se os exames já estão, "tem feito a medicação direitinho????".

Claro que há sempre a excepção à regra e também existem por aí Médicos mais desatentos, menos humanos, menos ligados à sua profissão. Mas isso não acontece em todas as profissões, em todo o mundo? Conseguirá alguém aguentar 6 anos de estudo e pressões constantes, se não amar minimamente o que faz? E não me digam que é pelo dinheiro, porque hoje em dia os médicos ganham um salário de classe média....

A todos os Médicos que me leiam, um feliz dia :)

Um comentário:

  1. olha, quem me dera conseguir ter a tua opinião.. o que mais conheço são médicos desinteressados, que não te ouvem, nem se dão ao trabalho de explicar seja o que for. eu sei que o médico sabe mais de medicina do que eu, mas o corpo é meu, acho que tenho direito de saber o que lhe vão fazer, e porquê. sinto muitas vezes que me tratam como se fosse uma ignorante, e quando pergunto, em vez de me responderem como deve ser, fazem aquele ar de: "se fosse chatear outro.. eu é que sei, faça como digo e pronto!". a falta de atenção por falta de tempo eu até percebo, e que não parta deles explicarem tudo, também. afinal, a maioria das pessoas nem quer saber. mas quando eu mostro que quero e me interesso, a atitude "eu é que sei, pára de me questionar!".. dói muito. os médicos são humanos, eu sei perfeitamente disso, e têm todo o direito e mais algum de errar (até pela vida dífícil que têm), mas se há coisa que lhes deviam ensinar era a serem um pouco mais humildes. não sou eu que acho que eles têm que saber tudo.. são eles que acham que eu não tenho que saber nada.. se calhar não vão para médicos pelo dinheiro, mas também não é pelo contacto com as pessoas.. dito isto, desejo a todos os médicos um excelente dia! apesar das minhas más experiências, dou muito valor à profissão, e ao esforço e à abnegação que têm que ter. só gostava que me vissem como um aliado no processo de cura, em vez de me verem só como um corpo ao qual vão aplicar tratamentos decididos unilateralmente por eles.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua teoria! ;)