quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A m#rd@ da toxaplasmose

Quando fui fazer as análises pré-gravidez, a minha obstetra alertou-me logo para a toxoplasmose, uma vez que tenho uma gata em casa. Bem, para quem não sabe, a toxoplasmose é uma doença infecciosa que se transmite através de um parasita, o toxoplasma, em que o gato é o principal hospedeiro. Ele expulsa o bicho através das fezes que infectam o solo e, consequentemente, os vegetais, a água e outros animais, como vacas e porcos. A toxoplasmose na pessoa dita "normal" não tem qualquer problema, mas se grávida ficar infectada o bebé pode ter complicações. Assim, mal soube que não era imune à toxoplasmose, ou seja, que nunca tinha apanhado o bicho, fiquei logo pra morrer. A minha médica disse que tinha de despachar a gata para casa da minha mãe, lavar muito bem as saladas e jamais as comer fora de casa, lavar muito bem as mãos antes de manusear os alimentos, comer fruta sem casca ou muito bem lavada, passar muito bem a carne. Enfim, um sem número de recomendações SECA que temos de seguir. Em primeiro lugar, este ano fui passar férias a um hotel com meia pensão que tinha umas saladas com aspecto delicioso. Sim, digo com aspecto por que eu nem lhes toquei! Cada vez que olhava para as saladinhas ficava a salivar, aquele calor terrífico e eu a comer sopa..........a sério, ninguém merece.....malfadada toxoplasmose! Depois, a minha rica posta. Sim, não esqueceis meus amigosszzz que aqui a je mora em Trás-Os-Montes e por aqui come-se posta à mirandesa, daquela xixa boa a deitar sangue, sabem? Pronto, nunca mais comi. É que pralém da toxocenas, também se podem apanhar outros bicharocos pela carne mal passada. Raisparta. E depois, claro....a Mia. Lá a mandei para Lamecus, mas as saudades eram mais que muitas. Informei-me bem, falei com médicos e veterinários que me desmestificaram a associação gato-toxoplasmose, ainda mais num gato doméstico, que nunca saiu de casa nem come outra coisa senão ração. Trazia-a para cá uma semana e ficava lá um mês.....até há cerca de 3 semanas, quando fiquei de baixa. Fui buscá-la para me fazer companhia! O King trata da caixa de areia dela, mas este fim de semana já vou levá-la again, pois ele anda com alguma tosse e penso que pode ser do pelo da bichana (ele é alérgico). Além disso, apesar de tudo, não consigo estar 100% descansada....é estúpido eu sei, pensando racionalmente sei que não tenho o que temer, mas o mais queremos quando estamos grávidas é que corra tudo a 200%, percebem?

Outra novidade boa, é que em Portugal a toxoplasmose é rara. Há algumas zonas do país em que é mais frequente, mas por aqui não. Mas o melhor mesmo era não existir. Ou sermos todos imunes! Seking toxocenas!

ósculinhos baaaaahhhh!

Um comentário:

  1. "Bida" de grávida é difícil!!! Não "paniques" no fim vais ver que compensa esses sacrifícios...beijinhos e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua teoria! ;)