domingo, 29 de novembro de 2009

Momentos

Tenho uma grande amiga que me diz “sabes como eu sou, eu vivo sempre o momento”. Muitas vezes questiono-me….devemos viver o momento? Um momento? Ou devemos deixá-lo passar ao nosso lado? Sem riscos de sofrimento, arrependimento, tristeza?
A minha vida é assim…feita de momentos. Constituída por momentos de felicidade pura e genuína, felicidade não duradoura…apenas e só momentânea. Todos eles vividos e aproveitados ao máximo…intensamente. Cheiros que se entranham na pele, sorrisos genuínos, olhares que dizem mais do que mil conversas, toques que marcam, gargalhadas…
Claro que depois de tanta exacerbação fica…o quê, o quê? Pois. A solidão. O vazio.
Voltamos à nossa rotina diária, ao trabalho, ao carro, ao almoço, jantar, ginásio, ao lufalufa do dia-a-dia e quando recordamos aquele momento parece que foi noutra vida, noutra realidade. Aahhhh, uma realidade que desejamos intensamente, infinitamente, verdadeiramente, real...
Mas, apesar de tudo o que possamos sentir de mau (mau rrrrr...menos bom!) depois destes momentos é, na realidade, bom. Toparam? É bom porque significa que fomos felizes…nem que seja por um momento. É assim que nos sentimos a viver, a sentir!

“Não chegamos realmente a viver durante a maior parte da nossa vida. Desperdiçamo-nos numa espraiada letargia a que, para nosso próprio engano e consolo, chamamos existência. No resto, vamos vagalumeando, acesos apenas por breves intermitências.Uma vida inteira pode ser virada do avesso num só dia por uma dessas intermitências.”
in “Jesusalém” de Mia Couto

Um obrigada a todos os meus momentos.

3 comentários:

  1. Há muitos muitos anos o meu pai chegou um dia a casa com uma cassete de video (é verdade... daquelas VHS das quais já ninguém se lembra!) com um filme como objecto de estudo no âmbito do curso de psicologia e ciências da educação que ele estava a concluir. Era "O clube dos poetas mortos" de que todos recordam a célebre frase "Carpe Diem" ou "Aproveita o momento". Devo ter visto o filme uma dúzia de vezes. Chamem-me de purista, ingénuo ou inocente, mas a partir daí o significado de "Carpe diem" é hoje em dia completamente deturpado e inglório. A mensagem é clara: "Suguem ao máximo de todos os momentos da vida". Mas é no sentido de retirar tudo o que cada momento da vida tem de bom e torná-la extraordinária e não viver o bom da vida num momento como justificação para o prazer imediato e sem consequências... Porque isso não existe! O que é verdadeiramente bom só pode ser conquistado, momento a momento ao longo da vida...

    Se devemos deixar passar o momento? Jamais! Como diz a Mia... Não os devemos desperdiçar... Devemos vivê-los todos como se fossem o último... Soubessemos nós retirar tudo o que tem para nos dar... Mas nunca em desespero como se fosse a nossa última oportunidade de sermos felizes...

    E enquanto tiveres estes teus amigos e essa tua rotina não estarás sozinha... Só precisas de encontrar em cada momento... um outro de felicidade... ;) Este sim pode ser bem real e só depende de ti... Quando estiveres bem contigo própria e com o mundo... o mundo estará igualmente bem contigo e sentirás e viverás não um conjunto de momentos mas uma vida de momentos... :)

    Não queiras ser quem não és... Sê fiel a ti mesma e serás feliz... Completamente feliz... :)

    BJOKAS ;)
    RUI

    PS: Claro que escrever é fácil!!! Demasiado... Mas se a vida também o fosse... nunca sentirias a intensidade desses teus momentos tal como queres viver a vida... ;)

    ResponderExcluir
  2. Vida é como um puzzle com um número infinito de peças. Cada peça é um momento, e assim vamos construindo a nossa vida/puzzle. Cada dia colocamos várias peças no nosso puzzle (temos vários momentos), por vezes erradas e essas deixam um vazio em nós, a solidão, incerteza de não saber onde as colocar. No entanto as peças certas fazem nos sorrir, gargalhar, sonhar, amar… sentimo-nos vivas. Querer construir o puzzle de uma vez só, de facto não faz sentido, pk a vida tb n se constrói de uma só vez, vai-se construindo. Cada paço, cada momento uma peça… e a escolha dessa depende de nós. Por isso, por mais difícil que seja devemos viver cada momento com a maior intensidade possível, pk assim vamos construindo a nossa vida, sem medo da solidão. A felicidade plena não existe, nós vamos construindo a “nossa felicidade” com pequenos momentos, na vida é tudo tão incerto de repente a tua vida muda... O que construíste em vários anos em cinco minutos pode desaparecer…mudar. Por isso, por mais anos que passem, por mais voltas que a vida dê os bons momentos estão lá sempre, assim como as peças certas no nosso puzzle.
    O importante é viver cada momento e aprender a sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver….

    Sê very happy ;)

    Beijo*

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida que devemos viver o momento!! Aproveitar a vida intensamente sem medos de sofrimento, de arrependimento... E a ausência de sofrimento e arrependimento exige também uma mentalização. Nunca devemos criar grandes expectativas nos momentos vividos para evitar precisamente o sofrimento e arrependimento. Devemos viver o momento como um único momento... O k vier a seguir é sp bom! E se não for assim tão bom, so custa a 1ª semana, depois passa :)
    É muito melhor viver o momento, viver a vida, do k um dia olharmos para trás e sentirmo-nos tristes por tanto k podiamos ter vivido e deixamos escapar!
    Eu defendo k é melhor arrependermo-nos do k fizemos, do k tentámos, do k arrependermo-nos do k podíamos ter feito, tentado e não o fizemos com medo do futuro, com medo do sofrimento!
    Se não for "agora" nunca será!
    Um dia olhamos para trás e dizemos... Eu vivi a minha vida sem medo!
    É assim a nossa vida, amiga! Viver os momentos :)
    Beijo gd *Mimos*

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua teoria! ;)